22/08/2023
Cotidiano

Trabalhadores rurais terão casa própria em Guarapuava

imagem-47827

Dona Zilcleia da Silva é produtora rural da região de Rio do Corvo, zona rural de Guarapuava. Assim como milhões de famílias brasileiras, o sonho da trabalhadora rural é voltar a ter a casa própria, já que a sua desabou. “ Nossa casa era tão ruim que não aguentou mais”, disse a mulher. Mas uma reunião promovida pela Secretaria Municipal de Agricultora em parceria com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Emater levou uma boa notícia à trabalhadora. Ela é uma das beneficiadas do Programa Morar Bem Paraná Rural. “A alegria é enorme! Só de saber que esperamos tanto tempo por uma casa e que agora ela vai ser realidade não consigo nem aguentar!”, expõe.

Além de dona Zicleia, outros 15 trabalhadores rurais receberam o projeto de construção das casas do Programa Estadual Morar Bem Paraná Rural. A seleção das 16 famílias beneficiadas neste primeiro lote foi feita através da Prefeitura de Guarapuava em parceria com a Cohapar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Emater. “Todas essas famílias beneficiadas moram em situações precárias, mas, para serem selecionadas elas precisaram apresentar a DAP- Declaração de Aptidão ao Pronaf, que é a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor e se enquadrar em outros critérios estabelecidos pelo Governo Estadual”, explica o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

Para o secretário de Agricultura, a construção destas casas é um grande motivo para incentivar o produtor rural a permanecer no campo. “Entendemos que um projeto como esse é uma alternativa para que o pequeno produtor rural fique morando em sua propriedade e tenha as condições necessárias de moradia para viver com dignidade e desenvolver seu trabalho no campo”, explica Itacir. Para o secretário, aumenta a possibilidade do produtor desenvolver outras formas de renda. “Temos certeza que vamos conseguir motivar as famílias dos produtores porque a partir do momento que esse produtor mora bem ele tem vontade e animo para produzir, agregar renda e diversificar sua produção”.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o projeto, no valor total de R$ 25 mil, prevê moradias em alvenaria com 52m2, três quartos, banheiro, sala e cozinha conjugada, varanda e área de serviço, além de toda parte elétrica e de encanamento para água e esgoto. As casas serão construídas nos terrenos dos próprios agricultores. “O pequeno produtor vai pagar 4% do valor total da obra em quatro anos, ou seja, serão R$ 250,00 por ano”, explica Itacir Vezzaro. De acordo com o gerente regional da Cohapar em Guarapuava, Paulo de Souza, os produtores rurais vão contratar os pedreiros e terão toda assistência necessária para a realização das obras. “Temos um engenheiro civil e um mestre de obras que farão o acompanhamento semanal das obras”.

Segundo Vezzaro, a meta da Prefeitura de Guarapuava é construir 100 novas habitações rurais até o final do ano de 2013. “Estamos trabalhando com várias parcerias, além disso, temos uma técnica que vai cuidar apenas da questão da habitação rural aqui na Secretaria de Agricultura”.

Foto/ACS

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.