22/08/2023
Política

TRE registra 22 pedidos de impugnação de candidaturas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu contestações contra 22 candidaturas. O prazo encerrou-se ontem, terça-feira (13) e a maioria dos pedidos foi contra políticos com mandato ou ex-prefeitos.  As solicitações tem como base a regra imposta pelo Ficha Limpa em vigor já a partir das eleições deste ano. Os candidatos tem até o final do mês para recorrer.

Na lista dos candidatos impugnados está o candidato ao Senado pelo PP, na coligação “Um Novo Paraná”, deputado federal Ricardo Barros (1989-93). Condenado por improbidade administrativa da época em que foi prefeito de Maringá, quando  contratoufuncionários sem concurso público, Barros teve duas contestações a sua candidatura no TRE, ambas por notícia de inelegibilidade. O candidato disse em  entrevista ao jornal  O Estado do Paraná, na edição de 12 de junho, que não teme por sua candidatura por já ter provado, no Superior Tribunal de Justiça, que seu erro não causou dano ao erário, não sendo considerada improbidade danosa, o livrando do enquadramento no Ficha Limpa. 
Com problemas na Justiça ainda da época em que foi prefeito de Pato Branco entre 1997 e 2000, o deputado federal Alceni Guerra (DEM)também foi impugnado. Guerra, porém,  já desistiu de disputar a reeleição para integrar o Conselho Político da campanha de Beto Richa (PSDB) ao governo do Estado.A lista do TRE inclui também o deputado federal  Alfredo Kaefer (PSDB). Da Assembleia Legislativa, foram contestadas as candidaturas de Beti Pavin (PMDB), ex-prefeita de Colombo, Luiz Fernandes Litro (PSDB) e Antonio Belinati (PP), ex-prefeito de Londrina. Belinati, inclusive já teve o registro de candidatura negado em 2008, após vencer as eleições para a Prefeitura de Londrina. O ex-deputado Geraldo Cartário Ribeiro (PDT), cassado no ano passado por abuso de poder econômico também teve a candidatura posta em dúvida.
Outros ex-prefeitos também foram impugnados: Valter Pegorer (PMDB) e Carlos Roberto Scarpelini (PP), ex-prefeitos de Apucarana; Nedson Micheletti (PT), Londrina; Mario Vilas Boas Pescador (PT), Vera Cruz do Oeste; e Antonio Wandscheer (PT), Fazenda Rio Grande. Os ex-secretários Gilberto Martin (PMDB) e Aldair Rizi (PCdoB) também tiveram os registros contestados. O TRE recebeu ainda reclamações contra as candidaturas de Fátima Mandelli (PMN), Meneghel (DEM), Padre Luizinho (PSB), Antonio Ricardo Dos Santos (PP), Tuca Casagrande (PCdoB), Irineu Ribeiro (PV), Wilmar Marçal (PSC) e Isac Fialla (PSDB).

Com informações do paranaonline

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.