22/08/2023
Cotidiano Educação Paraná

Três colégios de Guarapuava oferecem nove cursos técnicos

Inscrições podem ser feitas até 19 de junho. Ao todo são 11 mil vagas no PR

Curso Técnico

(Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está com inscrições abertas para 43 cursos técnicos com aulas iniciando no segundo semestre de 2019 no Paraná. No total são 11 mil vagas distribuídas em 137 instituições de ensino de 73 cidades do Paraná, entre elas Guarapuava, Pitanga, Irati e União da Vitória. Nove cursos técnicos serão ofertados em Guarapuava, onde a disponibilidade é para a modalidade subsequente, destinada a estudantes que já concluíram o ensino médio e buscam uma profissionalização. A duração varia de um a dois anos.

Segundo o Núcleo Regional de Educação, três colégios do município vão ofertar cursos. No Colégio Francisco Carneiro Martins estão abertas as inscrições para os cursos de Técnico em Administração, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Secretariado e Técnico em Química.

Já no Colégio Ana Vanda Bassara, estão sendo ofertados cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Edificações. E no Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro (Colégio Agrícola), será ofertado curso Técnico em Agropecuária.

(Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

INSCRIÇÃO

– Preenchimento da Ficha de Inscrição e da Ficha de Pontuação (disponível na secretaria de cada colégio);
– RG e CPF do candidato (original e cópia);
– Histórico Escolar (original e cópia) ou Declaração de Conclusão de Curso/Ensino ou Declaração para Alunos em Curso, na 3ª série do Ensino Médio, para instituições que ofertam o Ensino Médio por Blocos ou EJA;
– Declaração emitida pela instituição de Ensino para aluno bolsista de rede privada;
– Termo de ciência do estágio obrigatório, quando existir estágio no curso (disponível na secretaria de cada colégio);
– Comprovante de renda familiar;
– Declaração de vacinação (para alunos até 18 anos) a ser entregue no ato da matrícula.

(Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

Segundo o Núcleo Regional de Educação, as turmas são formadas por cerca de 40 alunos. O mínimo para abrir uma turma são 35 alunos inscritos. As inscrições vão até o dia 19 de junho de 2019. As aulas começam em 29 de julho e os cursos são de graça.

COLÉGIOS GUARAPUAVA

  • Colégio Francisco Carneiro Martins (42) 3623-1798 ou 3623-2466.
  • Colégio Ana Vanda Bassara (42) 3623-5954 ou 3623-3394.
  • Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro (Colégio Agrícola) (42) 3624-3223.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.