22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava Região

Três cursos da Unicentro recebem nota máxima no Enade

Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia tiveram conceito 5 no Enade. Os cursos de comunicação também estão entre os melhores do País

2ª Mobi da Unicentro celebra encerramento com Ação Performática (Foto: Unicentro)

Os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Psicologia são destaques na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). As graduações receberam nota máxima na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). De acordo com a Agência Estadual de Notícias (Aen), os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do campus Santa Cruz em Guarapuava, ainda tiveram a classificação de 11º e 20º melhores do Brasil, entre 286 e 345 cursos avaliados, respectivamente.

Além disso, o Paraná é o quinto Estado com o maior percentual de cursos de graduação mais bem avaliados do Brasil no Enade. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Ao todo, 216 cursos receberam classificações nas faixas de conceito 4 e 5, que correspondem a 28,1% dos 770 cursos avaliados no Paraná. Assim, o resultado posiciona o Paraná à frente do Rio de Janeiro (8º) e de São Paulo (15º).

Em todo o Brasil, os cursos que alcançaram a nota máxima no Enade somam apenas 5,5% entre os 9.896 avaliados. As instituições estaduais de ensino superior do Paraná alcançaram uma taxa de 18,6% no Conceito 5, percentual três vezes superior à média nacional. Além disso, dos 75 cursos avaliados das universidades estaduais do Paraná, 48 estão com nota acima da média nacional, sendo 14 classificados com conceito 5, nota máxima da avaliação.

ESTUDANTES

Nesta edição, participaram da avaliação, estudantes de 26 áreas, entre cursos de bacharelados e tecnológicos. Outros 34 cursos das instituições de ensino superior ligadas ao Governo do Estado também estão avaliados acima da média com conceito 4, sendo cinco da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e cinco da Unicentro, nove da Unioeste, seis da UEL e seis da Unespar, além de três da UEM. Na média nacional, com conceito 3, as universidades estaduais somam 22 cursos.

EXAME

O Enade faz parte do componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e tem um questionário sobre o perfil socioeconômico e acadêmico do estudante. Inclui também uma prova com itens de formação geral comuns a todas as áreas e itens específicos. A prova ocorre anualmente e avalia, em cada edição, um grupo de cursos, possibilitando conhecer a qualidade dos cursos de graduação e a aptidão dos profissionais formados, além de servir como indicador para escolher universidades para ingressar no ensino superior.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas


Warning: Undefined array key 0 in /home/redesuld/public_html/wp/wp-includes/class-wp-query.php on line 3738

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.