22/08/2023
Guarapuava

Três famílias de suábios inauguravam novo lar em Entre Rios

imagem-115983

Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava – Há 65 anos, as primeiras famílias de suábios voltavam a ter efetivamente um lar, no mesmo período em que o segundo dos sete transportes, que trouxeram as 500 famílias a Entre Rios, deixava o porto francês de Le Havre, na Normandia, com 87 deles a bordo. Este mês de julho termina com a comemoração de dois marcos na história dos Suábios do Danúbio no Brasil. 

No dia 28 de julho de 1951, a Colônia Vitória vivenciou um momento emocionante: as primeiras três famílias de pioneiros puderam voltar a habitar a própria casa, após sete anos. Como se sabe, os suábios tiveram de abandonar seus lares no final de 1944, por conta dos conflitos da 2ª Guerra Mundial. Até 1951, eles receberam abrigo e trabalho na Áustria, quando o Projeto-Brasil, desenvolvido pela Ajuda Suíça para Europa, possibilitou-lhes uma nova vida.

No caso do menor dos sete transportes, essa história de redenção começou a ter contornos definitivos em 31 de julho de 1951, quando 87 pessoas, principalmente prestadores de serviço, como mecânicos, serralheiros, carpinteiros, entre outras especialidades, deixaram o Velho Mundo rumo à Nova Pátria.

Os detalhes do segundo e terceiro transportes são o tema da matéria principal da edição de agosto da Revista de Entre Rios, cuja publicação está prevista para a segunda quinzena do mês.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.