Três guarapuavanas disputam a final do Rede Atletismo

Nos próximos dias 29 e 30 de junho, mais de 190 jovens de vários estados do país estarão em Bragança Paulista para disputar uma das 60 vagas do Projeto Novos Talentos do Rede Atletismo. São meninos e meninas nascidos entre os anos de 91 a 94, com idade entre 14 e 17 anos, aprovados após três etapas de competição. A Grande final do projeto será realizada no CNEE (Centro Nacional de Excelência Esportiva) Rede Atletismo, localizado no bairro do Campo Novo.
A Companhia Força e Luz do Oeste conta com quatro meninas aprovados para a Final, duas disputam pela categoria 91/92 e as demais na categoria 93/94. Três competidoras são da cidade de Guarapuava e uma de Cascavel, interior do Estado do Paraná.
Vanusa é uma das competidoras, tem 17 anos. Ter garantido uma vaga na disputa final já é considerada uma grande realização para a jovem e seus pais. De origem humilde, o pai trabalha numa comercializadora de madeiras e a mãe é caixa de um supermercado da cidade, a menina aposta no esporte, o futuro de uma vida melhor para toda a família.
Todas as competidoras paranaenses vivem um momento de ansiedade e euforia, e não é para menos, garantir uma das vagas na final é sinônimo de mudança também. E que mudança! As jovens deixarão uma das cidades mais importantes do estado do Paraná, o único da região Sul do Brasil representado na seletiva, para viverem no Estado de São Paulo.
Com apoio dos profissionais de educação física das secretarias municipais de esporte, e de técnicos do Rede Atletismo, os finalistas intensificaram o treinamento para estarem bem preparados para as provas da Grande Final: Corrida de 75m, Salto em Distância Real, Corrida de 1.000m e Lançamento da Pelota.
Numa disputa por uma das 60 vagas para vir morar em Bragança Paulista e para treinar ao lado de grandes nomes do atletismo nacional, como Maurren Maggi e Vicente Lenilson. Além disso, os selecionados receberão bolsa auxílio, escola, plano de saúde e odontológico, transporte, alimentação, uniformes e toda estrutura necessária para a formação de grandes atletas. “Mais que selecionar 60 jovens estamos lançando a semente de um grande programa nacional que estabeleça células do Rede Atletismo nas escolas parceiras. Mesmo que não sejam muitos os jovens selecionados que vão sair de sua cidade natal para o projeto Novos Talentos, centenas podem permanecer com acesso ao esporte, através do projeto Rede Atletismo Futuro”, declarou a diretora do Rede Atletismo Regina Rusca.
 
Histórico
 
Mais de 16 mil jovens se inscreveram no projeto Novos Talentos Rede Atletismo que teve início em outubro de 2008 e contou com a parceria de prefeituras municipais, secretarias de esporte, saúde e educação, universidades, profissionais de educação física, empresas e colaboradores das empresas Rede Energia. Dos mais de 16 mil inscritos na fase de Cadastro, mais de 4.800 se classificaram para a Seletiva I, que contou com o comparecimento de 2.980 atletas. O resultado foi a participação na Seletiva II de 593 jovens, dos 611 aprovados. Esta fase aconteceu em Presidente Prudente, interior de São Paulo, resultando na aprovação de 192 jovens para a Grande Final. Durante as três primeiras fases, as provas foram as seguintes: Fase Cadastro: salto parado na horizontal e corrida de 20 metros; Seletiva I e II: salta triplo, corrida de 60 metros e corrida de 9 minutos.

Relacionadas

CONQUISTA

Estádio Rubem de Melo ficou fora das áreas arrematadas em leilão

UFC

'Marcos Pezão' treina em Guarapuava para encarar volta ao UFC

INCENTIVO AO ESPORTE

Lei estadual concede título de utilidade pública ao CAD Futsal

Comentários