22/08/2023
Política

Três obras de pavimentação na região de Guarapuava dependem de recursos do Proinveste

Parte dos recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), garantidos  por liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao Governo do Paraná será investida na região de Guarapuava, beneficiando também Pitanga e Mato Rico. Os investimentos somam R$ 39,4 milhões.

De acordo com o governador Beto Richa, o empréstimo será destinado para obras de infraestrutura em municípios do estado.

A implantação da PR-364, entre a BR-277, ligando o distrito de Guará, em Guarapuava, ao município de  Goes Artigas, está dentro do cronograma. São  13 quilômetros de pavimentação asfáltica num total de R$ 32 milhões. Essa obra está sendo licitada.

Está sendo elaborado o projeto para  PR 466  entre Furnas e Guarapuava no valor de R$ 5,4 milhões. São  129 quilômetros.

A pavimentação da PR 239 entre os municípios de  Pitanga e Mato Rico  encontra-se em fase de projeto. São 64 quilômetros de pavimentação asfáltica com investimentos de  R$ 2 milhões.

Segundo Richa, o Governo do Estado está com 17 obras e 15 projetos rodoviários aguardando recursos do Proinveste. O valor total do investimento é de R$ 430,6 milhões para intervenções em 907 quilômetros de estradas estaduais; na área de segurança pública e apoio aos municípios.

SEGURANÇA PÚBLICA

A melhoria da infraestrutura da Segurança Pública, principalmente na região Metropolitana de Curitiba e Litoral é a outra área que receberá investimentos com os recursos do Proinveste.

Serão executados projetos de modernização do Sistema de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Identificação; reestruturação de unidades da Polícia Civil e de cinco unidades do Instituto Médico Legal; além de melhorar os serviços de atendimento do Instituto de Criminalística.

APOIO AOS MUNICÍPIOS

 Richa ressaltou que parte dos recursos será usada para potencializar a capacidade de financiamento de obras nos municípios, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Serão R$ 200 milhões para financiar construção, ampliação, reabilitação ou reformas de creches, hospitais, estradas, pontes e viadutos. “Isso reforça o caráter municipalista do nosso governo”, afirmou o governador.

INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA

Em andamento (custeadas pelo Estado)
– PR-445 – Duplicação PR-445 entre Londrina e Cambé), 17 quilômetros, R$ 93 milhões;
– PR-323 – Duplicação entre Maringá e Paiçandu, 4 quilômetros, valor total R$ 30 milhões;
– PR-417 – Duplicação da Rodovia da Uva, 6,5 quilômetros, R$ 35,8 milhões;
– Acesso a UTFPR em Francisco Beltrão, 2 quilômetros, R$ 3,8 milhões;
– Viaduto da Avenida Paraná (BR-277 – Foz do Iguaçu), extensão 480 metros, R$ 8 milhões;
– PR-281 – Contorno de Agudos do Sul, 2 quilômetros, R$ 1,7 milhão;
– PR-323 – Acostamento entre Umuarama e Iporã, 50 quilômetros, R$ 8 milhões;

Em licitação

Implantação da PR-364, entre BR-277 (Guará-Goes Artigas), 13 quilômetros, R$ 32 milhões.

Obras programadas

– PR-090 – adequação Curitiba a Campo Magro, extensão 11 quilômetros, R$ 25 milhões;
– PR-467 – Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, 5 quilômetros, R$ 12 milhões;
– PR-415 – duplicação Pinhais- Piraquara e implantação de 3ª faixas, 13 quilômetros, R$ 58 milhões;
– PR-323 – Implantação do contorno de Umuarama, 5 quilômetros, R$ 10 milhões.
– Acesso ao Porto de Paranaguá, 3 quilômetros, R$ 2,4 milhões;
– PR-151- viaduto do quilômetro 325 (Ponta Grossa-Castro), R$ 7,3 milhões;

Projetos em andamento (recursos do Estado)

– PR-092 – implantação Cerro Azul-Dr. Ulysses, 46 quilômetros, R$ 1,7 milhão;

– PR-239 – pavimentação Pitanga-Mato Rico, 64 quilômetros, R$ 2 milhões;

– PR-910 – acesso a Coronel Domingos Soares, 28 quilômetros, R$ 1,2 milhão;
– PR-364 – pavimentação Irati-São Mateus do Sul, extensão 47 quilômetros, R$ 1,6 milhão;

Projeto licitado

– PR-405 (entre Cacatu e Guaraqueçaba), extensão 80 quilômetros, R$ 4 milhões.

Projetos aguardando ordem de serviço

– PR-151 – Ponta Grossa e Palmeira, 43 quilômetros, R$ 3 milhões;
– PR-170 – divisa PR/SP – Rolândia, 85 quilômetros, R$ 5 milhões.
– PR-182 – divisa PR/SP – Nova Londrina, 30 quilômetros, R$ 1,5 milhão.
– PR-272 – PRC-466 – Mauá da Serra-Furnas, 107 quilômetros, R$ 6 milhões.
– PR-317 – divisa PR/SP – Maringá, 91 quilômetros, R$ 4,6 milhões;
– PRC-466 – Furnas-Guarapuava, 129 quilômetros, R$ 5,4 milhões.

 

Cristina Esteche

Jornalista

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