22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Tudo pronto para a Festa do Soquete neste sábado em Guarapuava

Festa neste ano será no sistema drive-thru, no Centro de Eventos no bairro planejado Cidade dos Lagos, neste sábado (5)

soquete

Tudo pronto para a Festa do Soquete neste sábado em Guarapuava (Foto: Site do Produtor Rural)

A preparação para atender cerca de 1,6 mil pessoas começou já nas primeiras horas da manhã desta sexta (4). Entretanto, há dias membros das seis lojas maçônicas de Guarapuava se reúnem e organizam um dos maiores eventos filantrópicos da cidade. É que neste sábado (5) ocorre mais uma edição da Festa do Soquete.

Todavia, neste ano, a festa vem com um formato diferente por causa da pandemia. De acordo com o presidente da Festa, Edson H. Ono, em vez de jantar será almoço, no sistema ‘drive-thru’, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos.

Edson H. Ono e Liti Vilson Calossi (Foto: Cristina Esteche/RSN)

E para que tudo fique pronto e comece a ser servido a partir das 11h30 até 14h30, cerca de 40 e 50 empresários deixaram os afazeres diários de lado. Eles encontram-se no Centro de Eventos cortando, desossando e preparando a carne de carneiro. Conforme o coordenador das lojas maçônicas, Liti Vilson Calossi, três mil quilos de carne de carneiro se constituem no prato principal. “São 50 carneiros de 60 quilos cada”.

De acordo com o empresário Emerson Saciloto, responsável pela ideia da implantação do prato em Guarapuava, ele trouxe a receita de Lages (SC), onde estudava. “Por ser divisa com Vacaria (RS) o tradicionalismo é muito forte. Lá era terra de tropeiros. E como temos também essa identificação, trouxemos para cá e já fazemos a Festa há 21 anos”.

SABOR GUARAPUAVANO

Pinhão para a paçoca (Foto: Site da Festa do Soquete)

Entretanto, apesar da receita conter ingredientes simples, aqui o prato ganhou mais sabor. “Trata-se de um cozido com carne picada, mandioca, batata, tomate e cebola. Tudo produto da terra”. Para acompanhar, uma paçoca feita com pinhão, carnes de porco e de gado, também está sendo preparada.

Como a expectativa é atender 1,6 mil pessoas, os protocolos contra a covid-19 estão sendo cumpridos à risca. “Vamos começar a servir em fila única, de 10 em 10 carros. Teremos 10 pontos de entrega para evitar aglomeração. A pessoa pega o prato e vai para a casa”.

ENTIDADES BENEFICIADAS

Com cunho beneficente a Festa do Soquete, neste ano, beneficiará seis entidades assistenciais de Guarapuava. Conforme Liti Vilson Calossi, cada uma receberá R$ 60 mil. O excedente da arrecadação será dividido entre entidades menores.

De acordo com o coordenador, a classe empresarial dispôs de recursos que contribuíram para o desempenho positivo da promoção. “Contamos com a colaboração também do empresário Odacir Antonelli que nos cedeu o Centro de Eventos, mesmo estando em obras”.

Mesa postada para o jantar de 2019 (Foto: Site da Festa do Soquete)

PRATOS REGIONAIS

O soquete e paçoca de pinhão são dois pratos regionais que registram a memória culinária de muitos antepassados luso-brasileiros. Traduzem também os sonhos, a tradição e os segredos da cozinha do homem do meio rural.

De acordo com a literatura guarapuavana, o “soquete” é um apetitoso prato feito com carne do “espinhaço” ou coluna vertebral de carneiro. É temperada na véspera com vinho, sal e outros condimentos. “Faz-se um molho com tomate, cebola, cheiros verdes ao qual se junta mandioca e batata inglesa. Para saboreá-lo acrescenta-se, já no prato, farinha de mandioca, originando-se ai a denominação “soquete”.

Já no sul, o soquete deriva da “carne com ossos, cozida e servida com pirão”. Entretanto, nas fazendas guarapuavanas, geralmente aproveitava-se a carne mais rija. Ou seja, a menos nobre dos carneiros capões, mais velhos. Assim, aproveitava-se a pele com lã para o feitio de pelegos, indispensáveis nas montarias e camas dos tropeiros em suas longas caminhadas. Igualmente, sobre o pelego é que dormiam os escravos e peões, ao pé do fogo, nas frias noites de inverno. O termo incorporou-se ao vocabulário da Região, após sua integração ao tropeirismo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.