22/08/2023


Geral

Turvo está com processo avançado em regularização fundiária

imagem-51667

O programa de regularização fundiária está em processo adiantado no município do Turvo. De acordo com o prefeito em exercício, Carlos Schneider, toda documentação já foi entregue e resta agora a parte jurídica e burocrática para que essas propriedades passem a ser em definitivo dos pequenos agricultores.

Segundo Schneider, serão 297 propriedades serão regularizadas no município. “É inadmissível que tantas propriedades não sejam regularizadas, não tenham seu nome no pedaço de terra. Assim eles não conseguem acessar nenhum tipo de financiamento e nenhum tipo de programa ou projetos do governo estadual por não estarem com a devida documentação”.

Os ganhos são muitos como conta o prefeito em exercício.”Com tudo certo, eles poderão ter acesso aos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), bem como aos projetos de construção de casas melhores. Assim uma melhor qualidade de vida e vão estar inseridos e crescendo dentro da sociedade, tendo uma vida digna no campo e fazendo com que eles fixem raízes nesses lugares”.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, também esteve no evento e ressaltou a importância do escritório do Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG) na região. “Guarapuava e as cidades vizinhas sofrem com o problema da regularização. Somos a região mais precária nesse sentido, por isso a necessidade de termos aqui o escritório do ITCG para facilitar e resolver os problemas com a terra”.

O encontro foi realizado na manhã desta sexta feira (26), no salão azul da Catedral Nossa Senhora de Belém em Guarapuava, com mais de 250 pequenos agricultores e contou com a presença de vereadores, prefeitos e pessoas ligadas a regularização, como o diretor-presidente do ITCG do Paraná, Amílcar Cavalcante Cabral e o promotor Willian Gil Pinheiro Pinto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo