Turvo sedia modalidade de Parapente e Trail Running neste fim de semana

Esta é a primeira etapa das cinco previstas. A abertura oficial ocorre no sábado (1) no Parque do Lago em Guarapuava. Para participar é preciso se inscrever anteriormente

Festival de Parapente ocorre no sábado (1) e domingo (2) (Foto: Reprodução/Prefeitura de Toledo)

No próximo fim de semana Turvo será a cidade sede da primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza. São diversas modalidades entre apresentações dos esportes, competições e oficinas voltados para a comunidade, ao longo de cinco etapas.

Além de incentivar a prática de esportes, os Jogos de Aventura e Natureza foram criados para alavancar o turismo nas Regiões do estado. Assim, Turvo vai sediar as modalidades de parapente e Trail Running (Corrida de Montanha), passeio e Trilha Off Road, passeios ciclísticos e trilhas na natureza “Cavernas e Cachoeiras”.

FESTIVAL DE PARAPENTE

O Festival de Parapente ocorre no sábado (1) e domingo (2), no Recanto Halma. Diferente do paraquedismo em que a pessoa apenas assiste sua queda ser suavizada, no parapente é possível controlar a queda, prolongá-la e definir a direção do voo.

Para participar do Festival de Parapente são feitas algumas exigências. Para voar é necessário ser piloto de parapente, possuir o próprio equipamento de voo, e em caso de ser aluno em instrução, executar os voos sob supervisão do seu instrutor. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui.

O percurso do Trail Running é de 13 quilômetros (Imagem: Reprodução)

TRAIL RUNNING

A modalidade Trail Running será no domingo (2) no CTG Rincão do Pinhal, a partir das 9h. As inscrições custam R$ 30 e devem ser feitas até o dia 31 de janeiro.

A modalidade consiste em percorrer a pé, através da corrida, terrenos variados com mínimo de asfalto. Assim, o percurso pode conter estradas de chão, trilhas, travessia de pequenos rios, subidas, descidas, lama e muitas outras emoções o que fazem desta modalidade uma oportunidade única de contato com a natureza.

Assim, será oferecido para todos os atletas inscritos um café da manhã no pré prova e no pós prova um almoço regional.

PERCURSO

O percurso de 13 quilômetros irá proporcionar ao atleta uma progressão rápida em terreno técnico, sem grandes elevações composto por aproximadamente 60% de trilhas e 25% estradas de chão e 5% asfalto.

Além disso, três  cachoeiras fazem parte do percurso tornando-o atrativo além dos bosques de araucárias gigantes. As passagens por rios possuem pontilhões e pontes e as passagens por cercas passadouros. Próximo ao quinto quilômetro haverá uma trecho de 100 metros por dentro de um córrego raso que dará acesso a uma belíssima cachoeira.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

AJUDE ALGUÉM!

Pandemia reflete ativamente na saúde mental da população

DOAR FAZ BEM

Projeto ajuda os recém-nascidos de famílias pobres em Guarapuava

OPORTUNIDADE

DER busca empresa para assumir linha entre Guarapuava e Inácio Martins

Comentários