22/08/2023



Política

Turvo terá 40 unidades do Minha Casa, Minha Vida

O município de Turvo ganhará 40 unidades do programa Minha Casa Minha Vida. O anúncio será feito pelo Ministério das Cidades na próxima quinta-feira, dia 12. Outros 14 municípios da região também serão contemplados: Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Mato Rico, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria do Oeste.

 

Entre os selecionados para a oferta pública do programa Minha Casa, Minha Vida para os municípios com até 50 mil habitantes estão ao todo 134 municípios paranaenses. Serão construídas 5.128 novas moradias nessas localidades. O lançamento ocorrerá em Brasília no Hotel Royal Tulip, às 9h, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Os prefeitos devem confirma presença pelo telefone (61) 2108.1085/1076.

 

O deputado federal André Vargas, que foi relator das duas etapas do Minha Casa, Minha Vida na Câmara e o responsável por garantir na Medida Provisória a inclusão das cidades menores no programa, comemorou a seleção e destacou a importância dessas moradias para esses municípios.
“Quando relatamos a Medida Provisória, fizemos uma reserva de uma cota de 220 mil moradias para os municípios com até 50 mil habitantes. A seleção teve início no ano passado e agora serão divulgados os contemplados. Queremos reunir prefeitos e vereadores de todo o país aqui para o anúncio”, destaca.

Neste dia, afirma ele, também serão anunciadas aas regras. Muitos projetos estão sendo conveniados diretamente com as prefeituras e outros com o Governo do Estado. O subsídio deverá ser de R$ 25.000,00, a fundo perdido, ou seja, que não terá devolução e o programa é voltado para as famílias com menor renda. “A renda é de até 1.600,00, mas o critério de seleção será sempre para aqueles que ganham menos. A prestação máxima é de 10% da renda, a mínima poderá ser menos, pois há situações em que não há condições de se cobrar mensalidade, mas o ideal é 10% do salário mínimo”, defende.

 

A programação do evento será a seguinte:
09h – Credenciamento dos prefeitos e assinatura dos atos específicos
11h – Cerimônia com a presença do Presidente da República
13h – Término da Cerimônia

RELAÇÃO DAS UNIDADES:
Campina do Simão – 40
Candói – 40
Cantagalo – 40
Foz do Jordão – 40
Laranjal – 40
Laranjeiras do Sul – 40
Mato Rico – 40
Nova Laranjeiras – 45
Palmital – 40
Pinhão – 50
Pitanga – 50
Prudentópolis – 50
Rio Bonito do Iguaçu – 40
Santa Maria do Oeste – 40
Turvo – 40

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo