22/08/2023
Cotidiano Educação Paraná Região

UEPG atinge 99% de adesão à Greve Geral contra a Reforma da Previdência

Movimento também é pelo pagamento da data-base, que já soma 17,04% em perdas salariais no PR

uepg 4

(Foto: Ascom/SINDUEPG)

A adesão à Greve Geral contra a Reforma da Previdência atingiu 99% na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta sexta (14). O Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG) contabilizou que praticamente todas as salas de aula dos campi Uvaranas e Central estavam vazias.

Professores, funcionários e estudantes fizeram piquetes nas entradas principais da UEPG e, a partir das 9h, somaram ao ato na Praça da Igreja dos Polacos, organizado pela Frente Ampla Democrática, composta por entidades sindicais, estudantis e movimentos sociais populares. Cerca de 1,2 mil participaram da 1ª Marcha da Greve Geral, que saiu da Praça dos Polacos até o Parque Ambiental, por volta das 10h30.

“Constatamos hoje que professores, ao lado de estudantes e funcionários, não foram às salas de aulas. A maioria absoluta das salas de aula estava completamente vazia. Professores, funcionários e estudantes sabem a importância da pauta de reivindicações e realmente aderiram à Greve Geral contra a Reforma da Previdência e em defesa da Educação Pública”, afirmou a professora Hebe Gonçalves, primeira-secretária do SINDUEPG.

(Foto: Ascom/SINDUEPG)

A greve neste 14 de Junho reúne diversos sindicatos e movimentos sociais contra a Reforma da Previdência em todo País. O SINDUEPG alerta que a proposta do Governo Bolsonaro acaba de vez com a aposentadoria de todos os trabalhadores e trabalhadoras do País.

De acordo com Marcelo Ubiali Ferracioli, presidente do SINDUEPG, o movimento também luta contra todos os ataques à Educação Pública.

Os cortes na Educação em âmbito federal implicaram na UEPG, sobretudo no que diz respeito à pesquisa. Mas também há uma série de ataques partindo do Governo do Paraná, Ratinho Júnior, a todo funcionalismo público. Estamos 40 meses sem o pagamento da data-base, que já soma 17,04% em perdas salariais desde 2016. Ratinho Júnior ainda apresentou medidas que precarizam a carreira docente, estabelecem contingenciamento de verbas para funcionamento das Universidades, dentre uma série de ataques à Educação Pública Estadual.

A professora Thais Cristina dos Santos, do Departamento de Serviço Social, destaca a importância das mobilizações dos trabalhadores:

“O movimento tem como objetivo defender os direitos de todas as pessoas. Tratar sobre a Previdência Social é tratar sobre as pessoas que mais necessitam. Não estamos falando daquelas que têm boas condições de renda, mas de pessoas como nós, que precisam ter uma renda, que precisam ter emprego, que precisam ter seus direitos garantidos. É uma luta para todas as pessoas”.

(Foto: Ascom/SINDUEPG)

Ao mesmo tempo, a professora ressalta que boa parte da população tem receio de se manifestar pelo risco de perder efetivamente o emprego.

É uma contradição muito grande: ‘se eu participo, corro o risco de perder meu emprego. Se eu não participo, corro o risco de perder meus direitos’. E dentro do governo, o discurso é semelhante: ‘mais vale eu perder alguns direitos que perder meu emprego’. Isso é extremamente complicado, principalmente porque as pessoas estão comprando esse discurso dentro do seu trabalho, dentro das empresas, dentro da própria Universidade. O movimento é muito importante para a gente entender que a luta é para todos. E as consequências vão vir, sejam boas ou ruins.

Das atividades da Greve Geral, o SINDUEPG faz o piquete no campus central da UEPG, a partir das 17h30. O sindicato também participa do ato da Frente Ampla Democrática, desde às 19h, na Praça da Igreja dos Polacos, na concentração para a 2ª Marcha do Dia Contra a Reforma da Previdência em Ponta Grossa.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.