Unicentro comemora 30 anos neste sábado (13)

A Unicentro foi criada em 1990 a partir da fusão a partir da fusão de duas faculdades regionais – a Fafig, de Guarapuava, e a Fecli, de Irati

Site em comemoração aos 30 anos da Unicentro pode ser visitado a partir de hoje (13) (Imagem: Reprodução)

Foi em 1990 a criação da Unicentro, a partir da fusão de duas faculdades regionais – a Fafig, de Guarapuava, e a Fecli, de Irati. A Universidade Estadual do Centro-Oeste comemora 30 anos de existência nesse sábado (13). Data que, mesmo num período de excepcionalidade como o que estamos vivendo, de enfrentamento a uma pandemia, precisa ser comemorada. Um dos que assinaram o documento da criação da Unicentro foi o então deputado Artagão de Mattos Leão.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes comemorou e afirmou que hoje (13) é um dia de festa. “A Unicentro, nesses 30 anos de criação, mostra para que veio, veio para transformar a sociedade, para transformar a Região de Guarapuava, a Região de Irati, a Região de seus campi avançados e transformar a educação superior aqui no nosso estado”.

Dia da assinatura do documento de criação da Unicentro (Foto: Arquivo Pessoal)

Desse modo, como a festa presencial não é recomendada, a programação de aniversário foi planejada de modo a manter o distanciamento social. Assim, um site específico para o aniversário de 30 anos foi criado pela Coordenadoria de Comunicação.

O vice-reitor da instituição destacou Ademir Juracy Fanfa Ribas, destacou que neste momento, a comemoração deve ser a partir das casas da comunidade. Além disso, ele destacou que a data não pode passar em branco. “São 30 anos de uma universidade com bom conceito, mas que, principalmente, tem boas pessoas. Pessoas que buscam o seu futuro enquanto acadêmicos, pessoas que têm o seu presente enquanto professores e as pessoas que passaram por aqui nesses 30 anos, cada uma construindo da sua forma, do seu jeito, transformando a Unicentro nessa nossa família, transformando a Unicentro numa universidade bem conceituada no Brasil e fazendo da universidade a nossa casa”.

O SITE

A assessoria da instituição informou que no site, que pode ser visitado a partir de hoje (13), o internauta poderá navegar por uma linha do tempo com os principais acontecimentos dessas três décadas. Além disso, pode assistir a vídeos de entrevistas com o reitor e o vice-reitor da universidade, professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas.

E ainda visualizar um selo comemorativo; baixar moldura para as redes sociais e participar junto dessa festa; conferir as felicitações de autoridades; e, também, deixar sua própria mensagem para a Unicentro nesses 30 anos.

Por fim, o reitor destacou a importância nacional da instituição. “A Unicentro se transformou em uma das principais universidades brasileiras, porque desde o primeiro momento de sua criação, a comunidade, a sociedade de Irati, a sociedade de Guarapuava, os docentes e agentes universitários, que estavam, desde aquela época, muito lutaram em prol dessa universidade, essa universidade que tem transformado a nossa região, a região de Irati e tem transformado todo o Paraná”.

ATUAÇÃO

Trinta anos depois, o deputado Artagão Júnior relembra e enaltece a atuação do pai no processo.

Foi um projeto construído a muitas mãos, com muito esforço e dedicação, mas a história conta que a família Mattos Leão, através do deputado Artagão, que era líder do governo, foi decisiva para convencer o governador Álvaro Dias da necessidade de criação da universidade.

A Unicentro conta com três campi universitários e quatro campi avançados que atendem mais de 50 municípios paranaenses. O deputado descreveu a importância histórica da instituição.

“Fica aqui o nosso registro de alegria, contentamento e entusiasmo de poder ver a nossa família participando da história da nossa universidade. E agora, como deputado estadual, poder continuar ajudando a escrevê-la através de emendas, do encaminhamento das demandas que nos são apresentadas, através do trabalho que desenvolvemos junto ao Governo do Estado. O nosso desejo é que a nossa Unicentro, todo o corpo de servidores, professores, reitoria e alunos, continuem trazendo tantas alegrias e tantos motivos de orgulho, como trouxeram nesses últimos 30 anos. Que os próximos 30 sejam de ainda mais sucesso, desenvolvimento e relevância para esse grande instrumento de transformação através da educação e tecnologia. Essa é a nossa Unicentro”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DIA DA ÁRVORE

Instituto Água e Terra desenvolve ação para o Dia da Árvore

INTERNET

Dentro de aldeias, escolas indígenas recebem internet

OLHA A OPORTUNIDADE

Corpo de Bombeiros abre inscrições para curso de guarda-vidas civil

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com