22/08/2023
Geral

Unicentro doa álcool gel para escolas e Cemei´s

imagem-69599

Cerca de 700 quilos de álcool gel foram doados pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) a escolas municipais e Centros de Educação Infantil em Guarapuava. A entrega foi feita pelo reitor Aldo Bona ao prefeito Cesar Silvestri Filho e à secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy. O áolcool é produzido por funcionários da instituição e acadêmicos do curso de Química.  “Nós consolidados uma parceria muito forte com a Unicentro. Este é o segundo ano que o álcool gel é doado para as instituições de ensino, beneficiando mais de 17 mil alunos e contribuindo com a prevenção e contenção de doenças”, afirmou Cesar Filho.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Doraci Sengler Luy, as crianças desenvolveram o hábito de lavar as mãos e, em seguida, aplicar o álcool gel. “É importante trabalhar dentro da sala de aula e manter com as crianças a cultura da higienização das mãos, o que evita diversas doenças e mantém os alunos saudáveis”. Na ocasião, o reitor doou CDs e DVDs novos que serão aproveitados para o desenvolvimento de atividades pedagógicas nas escolas e Cmeis. “É uma troca. Trabalhamos em conjunto com a prefeitura no desenvolvimento dos nossos projetos em diversos campos de ação e que trazem benefícios para a instituição e para o município”, destacou o reitor.

De acordo um dos coordenadores do projeto, Maico Cunha, a ideia da produção do álcool gel surgiu em 2008 por haver uma grande procura pelo produto devido à epidemia da gripe H1N1. “A Unicentro é uma das pioneiras no desenvolvimento desse trabalho. Nós aproveitamos os alunos do curso de Química e a parceria com a Receita Federal, que fornece bebidas alcoólicas apreendidas, para a confecção do produto”. Em 2013, foram produzidas cinco toneladas de álcool gel. O produto é distribuído para órgãos públicos de Guarapuava e de outros estados.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.