22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava

Unicentro é a segunda universidade mais inovadora do Paraná

O destaque em inovação no Ranking de Universidades da Folha de São Paulo ocorreu pelo segundo ano consecutivo

Unicentro (Foto: Coorc/Unicentro)

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve destaque em inovação no Ranking de Universidades da Folha de São Paulo. Nesse tópico, a instituição ficou em 2° lugar entre as instituições públicas de ensino superior do Paraná e em 27º lugar em âmbito nacional.

No critério de Inovação, o ranking leva em consideração o número de patentes pedidas pela universidade e a quantidade de pesquisas em parceria com o setor produtivo. Dentro da universidade, há diversos espaços dedicados a este segmento, como a Novatec, que é a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro.

A Novatec busca apoiar a criação e o desenvolvimento de pequenas empresas de base tecnológica e oferecer total apoio, assistência e capacitação para as pessoas com ideias inovadoras e empreendedoras. Há também o Inovalab, Laboratório de Inovação da Unicentro, que desenvolve projetos voltados para a Inovação com parceiros da cidade de Guarapuava e Região.

Conforme o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas, esse destaque em Inovação é um reflexo da busca dos próprios estudantes que chegam à universidade. “Nós somos uma universidade que tem pessoas com características de inovação, de ciência e tecnologia, principalmente por uma característica dos nossos estudantes”.

RANKING GERAL

A Unicentro, mais uma vez, avançou no Ranking das Universidades da Folha de São Paulo (RUF) e se destacou entre as instituições de ensino superior públicas do Paraná. Para o RUF 2023, foram consideradas 203 universidades em todo o país. Neste ano, a média geral da universidade a consagrou na 89ª colocação em âmbito nacional, 11 posições a mais em relação à última edição do ranking.

O ranking leva em consideração cinco critérios de avaliação, que vão desde o ensino e pesquisa até o mercado de trabalho. Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, figurar entre as 90 melhores instituições do Brasil é um incentivo para continuar avançando. “Isso realmente nos deixa muito felizes, mas com a missão de melhorarmos ainda mais para estarmos em posições ainda melhores”.

CURSOS AVALIADOS

A avaliação usa dados nacionais e internacionais, além de pesquisas do Instituto Datafolha. Os critérios são pesquisa, ensino, mercado de trabalho, internacionalização e inovação. Com nota final de 51,87, os cursos avaliados pelo ranking na Unicentro foram:

Administração (49°); Agronomia (46°); Biologia (33°); Ciências Contábeis (87°); Computação (40°); Comunicação (180°); Economia (92°); Educação Física (137°); Enfermagem (173°); Engenharia Ambiental (168°); Farmácia (139°); Filosofia (78°); Física (74°); Fisioterapia (114°); Geografia (95°); História (110°); Letras (34°); Matemática (87°); Medicina (195°); Medicina Veterinária (129°); Nutrição (98°); Pedagogia (62°); Propaganda e Marketing (86°); Psicologia (76°); Química (100°); Serviço Social (75°).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

Desculpe, não encontramos nenhuma postagem disponível.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.