Unicentro está entre as 85 universidades públicas com melhor ensino do país

De 2017 para cá, instituição subiu 20 posições no indicador de ensino do Ranking Universitário Folha

Campus Santa Cruz (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) melhorou seu desempenho em indicadores do Ranking Universitário Folha (RUF) de 2018, divulgado nesta semana. O crescimento mais significativo da instituição ficou no indicador de ensino. A Unicentro foi da 105º posição, alcançada em 2017, para o 85º lugar. O ranking avaliou 196 universidades brasileiras públicas e particulares.

Para compor a nota total da avaliação, o RUF 2018 dividiu os critérios em porcentagens de importância. 42% da nota foi referente à pesquisa, 32% para ensino, 18% no quesito mercado, 4% para inovação e 4% para internacionalização.

De acordo com o ranking, o critério de ensino, onde a Unicentro se destacou, é subdividido em professores com doutorado e mestrado, professores com dedicação integral e parcial, nota do Enade e avaliação dos docentes.

Segundo o RUF, levando em conta o resultado de todos os indicadores, a Unicentro aparece entre as 98 melhores universidades públicas do país. No ano passado, a instituição aparecia na 100º posição.

Destaques ficaram nos indicadores de ensino e inovação (Imagem: Divulgação)

INOVAÇÃO

No ranking de inovação, a Unicentro foi a estadual do Paraná que mais cresceu: 18 posições no total. Saltou da 38º para a 20º melhor instituição do país.

De acordo com a organização do ranking, a categoria de inovação é composta por dois componentes: patentes e parcerias com empresas. O primeiro diz respeito ao número de patentes solicitadas pela universidade no período de 2007 a 2016 e o segundo é estabelecido pela quantidade de estudos, de 2011 a 2015, publicados pela universidade em parceria com o setor produtivo. Por isso, o trabalho desenvolvido na Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec) teve grande peso neste indicador.

DEMAIS INDICADORES

Em mercado, pesquisa e internacionalização, a Unicentro perdeu posições, mas manteve um bom desempenho. Em 2017, a instituição aparecia na 133º posição na categoria mercado. Hoje, caiu para o 134º lugar. Em pesquisa, caiu do 94º para o 96º lugar. O pior desempenho foi em internacionalização, onde a Unicentro foi da 136º posição para a 151º.

DESEMPENHO ESTADUAL

Nos resultados gerais, outras quatro universidades estaduais do Paraná também apareceram entre as 100 melhores universidades do país. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a melhor colocada do Estado, em 24º. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aparece em seguida, no 25º lugar. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) surge na 46º posição. Após, vem a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em 62º.

Relacionadas

PROGRAME-SE

'Trenzinho da Luz' oferece passeio gratuito pela 'Cidade dos Lagos'

MORADIA

Famílias recebem casa própria em Santa Maria do Oeste

CANDÓI

Manifestação pede que lei contra maus tratos de animais seja cumprida

Comentários