22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Unicentro inicia hoje curso de mindfullness para alunos da instituição

O curso é gratuito e pretende ajudar no combate de transtornos como depressão, ansiedade e entre outros que afligem os estudantes

smiley-2979107_1280 (1)

Unicentro inicia hoje curso de mindfullness para alunos da instituição (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Unicentro promove nesta sexta (9) um curso de mindfullness para ajudar pessoas com transtornos psicológicos. O curso é voltado para alunos da instituição, além de ser gratuito e totalmente on-line. Conforme a organizadora da oficina, Adriane Meyer Vassão, os benefícios do método, já são cientificamente comprovados no combate contra essas doenças.

“Os benefícios vem desde a redução da ansiedade até o maior foco na atenção, na concentração. Há uma melhoria geral física e emocional, porque você vai ter uma potencialização da motivação e da disciplina. Muito necessária para muitas atividades, principalmente quem está na fase da aprendizagem, como nossos acadêmicos. Assim, trazendo concentração, motivação e disciplina para aprender”.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com a Unicentro, os encontros abordarão temas como a diminuição do estresse e a inibição do fenômeno de Burnout. Esse que é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. Também fazem parte dos objetivos do mindfullness, o aumento da resiliência, a otimização da performance cerebral e a potencialização da motivação e da disciplina.

Conforme a psicóloga, Marina de Souza, que vai ministrar as oficinas, aceitar o presente é uma forma de cuidado consigo mesmo. “Ao longo do curso a gente vai desvendar como é possível estarmos no tempo presente para que a gente aceite o nosso presente com compaixão (…) São comprovados os benefícios para questões de saúde mental. Mas também de dor crônica e outras questões relacionadas à saúde física”.

FERRAMENTAS

Segundo a psicóloga, durante o curso haverá a indicação de ferramentas que facilitam o acompanhamento da prática através do celular. “Neste sentido, neste momento de pandemia, nós podemos usar o mindfullness como uma ferramenta de baixo custo. ela está disponível em plataformas e aplicativos que iremos abordar durante o curso. Para que possamos fazer a inserção da prática do mindfullness com todo o respaldo científico, através de plataformas que promovem essa atividade com segurança”.

Por fim, os interessados podem se inscrever através do site. Os próximos encontros serão todas as quartas-feiras até o dia 4 de novembro. O evento será transmitido pelo YouTube.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.