Da Redação
Guarapuava – Acadêmicos que participam do movimento Ocupa Unicentro estão ativos e avisam que não há data prevista para a liberação da Universidade. Provas do Enem estão agendadas neste final de semana, 5 e 6 , na Instituição.“ A coordenação do Enem já entrou em contato conosco e dissemos que o movimento de ocupação continuará por tempo indeterminado”, disse o acadêmico Pedro Dall´Agnol, um dos líderes do Ocupa Unicentro.
Entrando no 15º dia de mobilização, no campi Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava, os manifestantes somam dividendos. “O nosso maior ganho está sendo a integração entre secundaristas que ocuparam os colégios estaduais e nós [acadêmicos]”. Segundo Pedro, nos colégios onde já houve reintegração de posse, os alunos levaram alimentos até a Universidade. “O Padre Chagas levou para o Cedeteg, e o Mahatma Gandhi para o campus Santa Cruz”.
Durante o período da ocupação, o movimento vem recebendo doações de diversos professores, alunos e funcionários do campus e da sociedade em geral. “Desde o início, essa solidariedade motivou a todos para continuarem lutando e reivindicando. Ao longo dos dias os ideias foram se organizando, assim como as atividades que incorporam a ocupação. Uma das partes mais essenciais neste tempo foi o R.U improvisado, que funciona melhor do que muitos restaurantes universitários de universidades da região”. Porém, os alunos pedem que doações continuem sendo feitas. Alimentos, sucos, materiais de limpeza e de higiene podem ser levados nos dois campi.
CALENDÁRIO
Na sexta (04), às 9h, no campus Santa Cruz, os conselhos superiores da Unicentro irão deliberar sobre o calendário acadêmico. A suspensão ou não estará em pauta.