22/08/2023

Unicentro recebe exposição fotográfica sobre a Revolução de 1924 e Rondon

A partir desta terça feira (05), a Unicentro será palco da exposição “A Revolução de 1924 – Rondon no Paraná”. O documentário fotográfico, feito pelo capitão Thomaz Reis, e mandado processar por Rondon em Milão, Itália, registra em detalhes do movimento tenentista, que se alojou em Guarapuava durante a revolução.

O acervo fotográfico, originalmente encontrava-se preservado no Museu Histórico do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, mas foi cedido ao então senador Nivaldo Krüger pelo Ministério do Exército. Hoje a exposição fotográfica, que já foi exposta no quartel do 26º GAC no mês de novembro, poderá ser vista novamente pelo publico guarapuavano.

As fotos mostram detalhes do Movimento Tenentista, onde os rebeldes comandados pelo general Miguel Costa, que pretendiam derrubar o presidente Arthur Bernardes, foram derrotados em São Paulo e se deslocaram para o oeste do Paraná, para aguardar o contingente que vinha do Rio Grande do Sul.

As tropas se concentravam em Guarapuava, onde se estabeleceu o quartel-general na Câmara Municipal. O Clube Guaíra foi transformado em Hospital de Campanha, e ao lado o Centro de Comunicações Telegráficas. E daqui as tropas seguiam para Catanduvas, onde se registraram sangrentos e prolongados combates.

Em 1924 e 1925, concentrados na região da Serra do Medeiros, Catanduvas, então território de Guarapuava, os rebeldes enfrentaram as tropas do Exército, com reforço das polícias militares da região sul, comandadas pelo general Cândido Rondon. Ao longo do período, passaram por aqui cerca de 12 mil soldados.

Derrotados os rebeldes, seus remanescentes iniciaram a célebre Coluna Prestes, que celebrizou nomes como Luiz Carlos Prestes, Eduardo Gomes e Juarez Távora.

As fotos ficarão expostas até o dia 15 de março no salão de exposições , no Campus Santa Cruz.

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Com Assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo