A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realiza hoje (22) uma reunião com entidades regionais para discutir a criação do Hospital Regional em Guarapuava. No encontro, deverá ser constituída uma Comissão Técnica, que será responsável pela elaboração dos projetos técnicos para o novo Hospital.
De acordo com o professor Silvano Simões Rocha, pró-reitor de Planejamento e um dos organizadores do evento de hoje, foram convidados representantes de 135 entidades da região. “Também convidamos representantes do Ministério Público e 22 prefeitos da região. O objetivo é ampliar o máximo possível a discussão. Somente com a união de todos os setores regionais teremos condições e força política e administrativa para reivindicar a obra junto aos governo estadual e federal”, explica o professor.
Durante a reunião de hoje, será constituída uma Comissão Técnica, que irá elaborar todo a parte de projetos para a construção do Hospital. “Nosso intenção é de que para essa comissão sejam indicados 15 nomes. São pessoas com conhecimento técnico, que terão como responsabilidade realizar os estudos de viabilidade”, enfatiza.
Estrutura nova
Na avaliação de Silvano Rocha, o objetivo da Unicentro é propor a construção de um novo hospital, atendendo toda a legislação existente. “A construção de um novo hospital, dotado de todos os equipamentos necessários, gira em torno de R$ 40 milhões. Para facilitar o acesso ao novo prédio e oportunizar condições de estacionamento, estão sendo estudadas áreas fora da região central da cidade. Hoje, os hospitais em atividade, já encontram problemas de estacionamento e até mesmo de trânsito para se chegar até eles. Além disso, estamos sugerindo uma obra de cerca de 12.000 m², mas com possibilidades de ampliação quando necessário”, diz.
Para o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, o novo hospital tem que ser pensado para os próximos 20 anos. “As estruturas existentes em Guarapuava, apesar de todo o trabalho que tem sido feito em torno delas e que têm gerado benefícios para o setor de saúde regional, não têm mais muitas possibilidades de crescimento. A população está crescendo mais rápido do que o atendimento dos hospitais em Guarapuava.O Hospital Regional vem se somar à estrutura existente e não é excludente com as estruturas atuais”, enfatiza Silvano.
Medicina
Segundo Silvano Rocha, após conquistado o novo Hospital Regional, a Unicentro dará início à segunda etapa do projeto: a conquista do curso de Medicina para Guarapuava. “São coisas que não acontecem da noite para o dia. Mas se houver a união regional em torno da construção do Hospital e, na sequência, o envolvimento também regional, nós acreditamos que seja possível a implantação do curso de Medicina em Guarapuava. Quando isso ocorrer, poderemos dividir o desenvolvimento e a evolução no setor de saúde em dois momentos: antes e depois do curso de Medicina na Unicentro”, conclui o professor.
Serviço
Reunião para constituição de Comissão Técnica para realizar os estudos de criação do Hospital Regional em Guarapuava.
Local: Auditório Francisco Contini, campus Santa Cruz da Unicentro.
Data: 22 de maio de 2012.
Horário: a partir das 19h00.