22/08/2023
Educação Guarapuava

Unicentro transforma bebidas apreendidas em álcool gel, em Guarapuava

Material é produzido pela Novatec

alcool gel

*Com informações da Agência Estadual de Notícias

Álcool gel (Foto: Cuniti Kawamura/AEN)

Professores e estudantes dos cursos de Química, Administração e Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) ganham destaque com o projeto quer reaproveita bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal.

Vinho, cerveja, vodka e licor são matéria-prima para a produção de álcool etílico (líquido e em gel), usado para higienização e limpeza. O trabalho evita que o descarte de bebidas se transforme num problema ambiental de alto risco.

Desde 2008, a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec) recebe as apreensões feitas por nove delegacias da Receita Federal do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso.

São enviadas ao campus de Guarapuava da Unicentro cerca de 90 toneladas por ano de produtos apreendidos nas operações de fiscalização, que viram até seis toneladas de álcool em gel e cinco toneladas de álcool de limpeza. Sem isso, as bebidas iriam para aterros sanitários, o que pode causar um grande problema ambiental pelo risco de contaminar lençóis freáticos.

Bebidas apreendidas (Cuniti Kawamura/AEN)

Todo o material produzido pela Novatec é utilizado no setor de saúde da própria universidade ou doado para órgãos públicos, como unidades de saúde, escolas municipais e estaduais, delegacias e batalhões de polícia, Corpo de Bombeiros, Detran e para a Defesa Civil, que distribui o álcool em gel para a população atingida por eventos como inundações.

A Novatec também produzia etanol com os produtos, que era usado nos carros da Unicentro, mas como a demanda pelo álcool etílico é muito grande, deixou de fabricar o combustível. “O volume de pedidos que recebemos hoje é maior que a capacidade de produção, já que dependemos das bebidas enviadas pelas delegacias da Receita”, conta o diretor de Projeto da Novatec, Maico Cunha.

PRODUÇÃO

Processo de produção (Foto: Cuniti Kawamura/AENoticias )

Professores e estudantes destilam e fermentam as bebidas que são separadas em tambores de mil litros e então armazenadas em tanques aéreos. É então iniciada a destilação, em um processo parecido com os alambiques. Na primeira etapa, o produto é transformado em álcool com 40% a 50% de pureza. Um novo processo de retificação é feito, para o produto chegar a um grau de 86% de pureza.

O material é levado para o laboratório de análises para chegar ao álcool 70, quando o líquido já pode ser utilizado para limpeza. Para a fabricação do gel, outros produtos químicos são adicionados. O material é envasado na própria universidade, em embalagens a granel, de cinco quilos, ou nos pumps de álcool em gel, para então serem distribuídos às instituições parceiras.

EMBALAGENS

Os resíduos das embalagens das bebidas (vidros, latas e papelão) são encaminhados para a Associação Municipal de Catadores de Guarapuava, que fazem a triagem e encaminham o material para reciclagem.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.