Unila e Prefeitura farão 200 testes diários da Covid-19 em Foz

Segundo a professora do curso de Medicina em Foz Maria Leandra Terencio, responsável pela implantação dos testes, o resultado sairá em três horas

Unila e Prefeitura farão 200 testes diários da Covid-19 em Foz do Iguaçu (Foto: Agência Brasil)

Uma parceria entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu permitirá fazer os exames para detectar a Covid-19, no Laboratório do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Para isso, a Universidade transferiu os equipamentos do Laboratório de Pesquisa em Ciências Médicas para o Laboratório Municipal. Já a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde, comprou os insumos necessários para os testes.  O investimento foi de R$ 700 mil e o município receberá dois mil kits por semana. Os exames serão feitos por servidores, docentes e técnicos da Unila, além de  funcionários do Laboratório Municipal.

De acordo com a Unila, assim que o material chegar a Foz do Iguaçu, será feita última etapa de habilitação junto ao Laboratório Central do Paraná (Lacen). A expectativa é que, ainda em abril, as equipes do Hospital e da Universidade comecem a fazer os testes que identificam o novo coronavírus.

200 TESTES POR DIA

Conforme as informações, o Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Municipal terá capacidade de testar 200 pacientes por dia, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a professora do curso de Medicina Maria Leandra Terencio, responsável pela implantação dos testes, o resultado sairá em três horas.

“É um esforço para otimizar os recursos hospitalares disponíveis, pois permite o isolamento de coorte [quando não dispuser de quartos privativos prever enfermarias, áreas ou alas destinadas ao atendimento de casos suspeitos]”. De acordo com a professora, além de facilitar estratégias de supressão da pandemia pelo isolamento de pacientes infectados com sintomas leves a moderados.

Conforme o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde, Foz tem 36 casos confirmados da Covid-19.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

MAIS ÁRVORES

No Dia da Árvore, ação prevê plantio de 550 mil mudas no Paraná

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com