Universidade adotará o Enem como ingresso

A nova Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), sediada na cidade de Chapecó (SC), que abrange os três estados da Região Sul do País, e que terá campus nas cidades paranaenses de Laranjeiras do Sul e Realeza, adotará como única forma de ingresso a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O projeto de lei que a cria a universidade ainda tramita no Congresso. A UFFS beneficiará segundo o MEC cerca de 3,7 milhões de habitantes da mesorregião da grande fronteira do Mercosul, que compreende o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.
De acordo com o MEC, serão criados 30 cursos para atender cerca de 10 mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Os focos serão as áreas de tecnologia, agricultura familiar, licenciatura e saúde popular.
O início do ano letivo está previsto para março de 2010 e serão oferecidos, inicialmente, os seguintes cursos: Administração com ênfase em pequenos empreendimentos e cooperativismo, Agronomia com ênfase em Agroecologia, Ciências da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Português e Espanhol.
A forma de ingresso na Universidade será através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, os alunos que quiserem fazer parte do processo seletivo da UFFS 2010 deverão efetuar a inscrição do Enem, até o dia 17 de julho de 2009, no site www.mec.gov.br/enem. “Quem quiser disputar uma vaga na UFFS tem de necessariamente se inscrever para o Novo Enem, já que esse será o único meio de ingresso”, alerta James Guido Xavier, Articulador do Território da Cidadania da Cantuquiriguaçu.
Enem
A média de desempenho obtida no Enem será imprescindível para pleitear uma vaga nas instituições de ensino superior que adotarem o exame como ferramenta de seleção, de maneira integral ou parcial. Além disso, o Enem continua a servir como referência para uma auto-avaliação sobre o ensino médio e qualidade do ensino, e sua nota continuará a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni).
Quem poderá participar do Enem 2009? O novo Enem mantém a característica de ser um exame voluntário. Alunos concluintes do ensino médio e pessoas que terminaram este nível de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, ainda podem realizar a prova. A novidade é que a prova vai valer também para certificação de conclusão do ensino médio, o que torna o Enem também uma oportunidade para cidadãos sem diploma nesse nível de ensino, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo.
Alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas se inscrevem ao Enem gratuitamente. Nas demais situações, o valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00.
O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 03 e 04 de outubro. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. O novo exame será composto por testes em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. A
As inscrições para o Enem 2009 serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao.

Relacionadas

EDUCAÇÃO

PR é exemplo de prevenção na aplicação da prova do Enem, diz ministro da Educação

Matrículas para cursos técnicos são prorrogadas até 19 de janeiro

MUDANÇAS

Ratinho Junior sanciona lei que altera regras das escolas cívico-militares

Comentários