As universidades estaduais do Paraná adiaram as datas das provas dos vestibulares por causa do agravamento da pandemia de Covid-19. As novas datas são decididas pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) das instituições.
Conforme as informações, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) já aprovou a nova data do vestibular, que será em 30 de maio, em fase única. Desse modo, segundo a instituição, a ocorrência do concurso obedecerá integralmente ao protocolo sanitário para garantir a segurança dos inscritos e da equipe responsável pela aplicação e fiscalização dos exames.
Além disso, na Universidade Estadual de Maringá o vestibular, que seria aplicado nos dias 21 e 22 de março, ocorrerá 23 e 24 de maio. O resultado das provas está previsto para 15 de junho. Assim, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da UEM recomenda aos candidatos que fiquem atentos às atualizações do site.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também suspendeu o vestibular que aconteceria nos dias 7 e 8 de março. E ainda os Processos Seletivos Seriados (PSS) I, II e III, agendados para os dias 14, 21 e 28 do próximo mês. De acordo com a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), o vestibular foi reagendado para os dias 2 e 3 de maio. E as provas do PSS I, II e III devem ocorrer em 16, 23 e 30 de maio.
UNICENTRO
As Universidades Estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e do Paraná (Unespar) estão definindo os novos cronogramas do processo seletivo. Na próxima semana ocorre a divulgação da data. No início deste ano, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) decidiu pela realização do vestibular somente em julho de 2021.
Além disso, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou na tarde desta quinta (11) o adiamento da data das provas para 20 de junho. Desse modo, com o novo calendário, as inscrições para o vestibular seguem agora até 6 de maio exclusivamente pela internet por meio do endereço vestibular.uenp.edu.br.
Assim, o coordenador de Processos Seletivos da Uenp, Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, ressalta que a universidade levou em consideração para o adiamento o grave cenário epidemiológico da covid-19 atualmente. “Por fim, fizemos a mudança da data da prova de modo a garantir que ocorra em um contexto de biossegurança para os envolvidos no processo, sobretudo os candidatos que se deslocam para as três cidades com campus da Uenp (Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho)”, disse.
Leia outras notícias no Portal RSN.