Na primeira apresentação nos 49.º Jogos Universitários do Paraná (Jup´s), em Guarapuava, a equipe de handebol masculino da Universidade Norte do Paraná (Unopar), de Londrina, atual campeão da liga nacional, venceu fácil (43 a 14) os representantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), da casa. A partida ocorreu na tarde desse sábado (30/5) no Ginásio Joaquim Prestes.
Com muita técnica e testando novas jogadas, os londrinenses mostraram um pouquinho do porquê conquistaram o título brasileiro. A diferença no placar final de 29 gols poderia ser ainda maior, mas o plano, segundo o técnico da universidade de Londrina, Giancarlos Gonçalves, foi ensaiar jogadas. O objetivo era treinar algumas ações que estamos trabalhando para competições futuras, tanto que colocamos limite no final do jogo, não ter tantos contra-ataques, para ensaiarmos jogadas. Fizemos uma ação com o pivô e o armador atacando por fora que deu certo, assim como uma girada para o ponta contrário. Aproveitamos também para treinar os mais novos, contou Giancarlos.
Apesar de conhecerem a fama e o jogo da Universidade Norte do Paraná, os meninos da Unicentro não se intimidaram e foram à luta. Vamos jogar o que sabemos, não é por serem campeões nacionais que não vamos fazer gols, cobrou um dos jogadores durante o intervalo.
Gols vaselina (quando encobre o goleiro), o rosca (quando o atleta joga a bola torcendo o pulso para dar efeito) e jogadas aéreas (atleta pega a bola ainda no ar e ataca para o gol) fizeram parte do repertório dos atletas da Unopar. Gilson Martins Junqueira (camisa 11) foi um dos que mais marcaram na partida, contribuindo com nove gols para a equipe londrinense.
Nesse domingo (31/5), a Unopar enfrenta a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), de Curitiba, às 14 horas, no Ginásio Joaquim Preste.
Os Jup`s são uma realização do Governo do Estado do Paraná através da Secretaria de Estado da Educação, com coordenação da Paraná Esporte e Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava e a Faculdade Guairacá.
Ana Paula Junqueira/Paraná Esporte
Foto: Leila Nunes