22/08/2023


Geral

Usina nuclear de Fukushima volta a vazar água radiativa

Segundo informações da Agência EFE um porta-voz da operadora da unidade, a Tokyo Electric Power (Tepco), as fortes chuvas sobre a usina nuclear de Fukushima, no Japão, provocaram o transbordamento de água contaminada em 12 pontos ao redor dos tanques de armazenamento de líquido radioativo.

A operadora esperava um volume de 30 a 40 milímetros de chuva no domingo na usina nuclear, mas houve precipitação de 127 milímetros, o que provocou as falha dos mecanismos previstos para diminuir o acúmulo da água de chuva.

Os técnicos registraram uma leitura máxima de 710 becquerels por litro de radiação na água transbordada, cerca de 24 vezes mais que o teto de 30 becquerels por litro de substâncias poluentes estabelecido pelo governo.

Este novo problema na central acontece em um mês no qual a unidade registrou diversos erros humanos que causaram fugas maciças de água contaminada e novos vazamentos para o mar.

Até o momento não se sabe a quantidade de água contaminada que vazou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo