quarta-feira, 21 de mai. de 2025
setu
Educação Em Alta Guarapuava

UTFPR em Guarapuava vai ofertar Arquitetura e Urbanismo

MEC autoriza abertura de cinco vagas para profissionais da área, segundo anúncio feito pelo deputado federal Zeca Dirceu

Zeca Dirceu, Marcelo Granza e diretores em visita ao campus (Foto: Acom/campus UTFPR)

O campus da Universidade Tecnológica Federal em Guarapuava está prestes a ofertar o curso de Arquitetura e Urbanismo. De acordo com o deputado federal Zeca Dirceu (PT), na sexta (8), o Ministério da Educação autorizou a abertura de cinco vagas para profissionais da área. As vagas estão confirmadas na portaria do MEC nº 365/2025, publicada no dia 7 de maio em Diário Oficial da União.

E o parlamentar é porta-voz de informação ainda melhor.

A instituição já pode chamar concurso público e planejar a abertura do primeiro curso público de graduação em Arquitetura e Urbanismo da região Centro-Oeste do Paraná.

Conforme disse o deputado, há dois anos ele e o diretor do campus, Marcelo Granza, ‘batem à porta’ do MEC. “Temos batido levando esse projeto especificamente debaixo do braço, pleiteando os ‘códigos de vaga’. Isso, por saber da importância da expansão e do desenvolvimento que a UTFPR irradia para a região. É a formação de profissionais de excelência no Paraná.

Vencidas todas as etapas iniciais, a expetativa é que o novo curso possa ser ativado a partir de março de 2026. De acordo com Granza, o curso funcionará no Bloco G, que também está sendo construído com investimentos de mais de R$ 4 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Trata-se de um programa do governo do Presidente Lula. A construção da obra conta ainda com R$ 190 mil de emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu.

DEMANDA

A baixa oferta de profissionais da Arquitetura e Urbanismo na Região, de acordo com Zeca Granza, motivou a expansão do campus. Um levantamento feito pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo em 2022, apontou que a região Centro-Oeste do estado era a que possuía o menor número de registro de profissionais arquitetos e urbanistas em atividade, com 598 profissionais. Depois, conforme Granza, vinha Pato Branco, no Sudoeste do estado, com 822 profissionais ativos. Regiões como as de Londrina, de Maringá e de Cascavel, possuíam em média 2.500 profissionais cada e a de Curitiba, 7.063, no levantamento feito pelo órgão de classe.

Leia outras notíias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.