Vacinação contra a gripe termina no dia 5 de junho

Mas neste sábado (30), tem vacinação contra a gripe no Cisgap até 17h, para todos os grupos. E vacinação contra o sarampo para pessoas de 20 a 49 anos

Vacinação contra a gripe termina no dia 5 de junho (Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

A campanha de imunização da gripe termina no próximo dia 5 de junho. Até a quinta (28) a cobertura vacinal no Paraná era de 75%. A poucos dias do fim da campanha nacional de vacinação, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alerta os municípios para que promovam estratégias de chamamento do público-alvo que ainda não recebeu a dose.

“Recomendamos que os municípios realizem ações de vacinação e de busca ativa pelo público elencado para receber a dose, prevalecendo sempre as regras vigentes neste momento de distanciamento social e de segurança por conta da Covid-19”.

Ele destaca que os municípios criem estratégias para aumentar a cobertura vacinal dos grupos dessa etapa, já que números estão muito abaixo do preconizado. A vacina não imuniza contra o coronavírus, mas protege contra a Influenza, que é o vírus da gripe.

“Nosso objetivo com a campanha, que foi até antecipada neste ano, é proteger o maior número de pessoas, evitando quadros mais graves de gripe e a ida a unidades de saúde e hospitais, ambientes com alto risco de transmissão da Covid-19”.

GUARAPUAVA

Em Guarapuava até esta quinta (28), 79,29% do público alvo já havia sido vacinado em Guarapuava. De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, quase 46 mil pessoas tinham sido imunizadas na cidade.

De acordo com um boletim da campanha divulgado pela Secom, os idosos formam o maior grupo prioritário em Guarapuava. Inicialmente, 16.091 idosos deveriam ser imunizados na campanha deste ano na cidade. Entretanto, 19.166 pessoas que se enquadram neste grupo foram vacinadas. Ou seja, a meta alcançada foi de 119%.

Além disso, adultos entre 55 e 59 anos, segundo maior grupo em Guarapuava com 7.286 integrantes, 3.533 procuraram pela vacina. O grupo dos trabalhadores da saúde, também superou a meta estabelecida e 3.889 pessoas foram imunizadas. Os dados revelam ainda que na 5ª Regional de Saúde, que tem sede em Guarapuava, e abrange 20 municípios da Região, 81,84% do público prioritário já está imunizado.

NESTE SÁBADO

A Secretaria de Saúde de Guarapuava faz neste sábado (30), vacinação contra a gripe para todos os grupos e vacinação contra o sarampo para pessoas de 20 a 49 anos. Começou às 8h e se estenderá até 17h no Cisgap.

Para a gripe podem se vacinar, idosos, doentes crônicos, crianças até seis anos, gestantes, lactantes e mães até 45 dias de pós-parto. Além de professores, profissionais de segurança e salvamento, caminhoneiros e pessoas de 55 a 59 anos.

 

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

VOLTA ÀS AULAS

Matrícula para rede pública estadual começa hoje (24) no Paraná

TRIBUTO

Deputados aprovam projeto que restabelece parcelamento de ICMS

PARCERIA

Aliel entrega veículo para Comunidade Terapêutica Rosa Mística em PG

Comentários