22/08/2023
Brasil Cotidiano Saúde

Vacinação contra o sarampo vai até o dia 22 de maio

A vacinação contra o sarampo vai acompanhar o calendário da vacinação contra a gripe, de 23 de março a 22 de maio. E é voltada para pessoas de 20 a 49 anos

sarampo

Vacinação contra o sarampo vai até 22 de maio (Foto: Arquivo/RSN)

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo teve o prazo prorrogado. Assim, a imunização vai acompanhar o calendário da vacinação contra a gripe, de 23 de março a 22 de maio. A vacinação é indiscriminada para pessoas de 20 a 49 anos.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde Beto Preto, no período anterior da campanha, de 10 de fevereiro a 13 de março, a vacinação focou o público mais jovem. “Neste momento, em que se ressalta a importância dos cuidados de prevenção no mundo inteiro, enfatizamos esta oportunidade para se colocar a vacinação em dia”.

A imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A Vacina Tríplice Viral é indicada entre 1 a 29 anos, com duas doses, e de 30 a 49 anos, com uma dose.

SARAMPO NO PARANÁ

Na última semana o Paraná registrou 20 novos casos de sarampo. Assim, como mostra o Boletim Epidemiológico sobre o Sarampo divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná, já são 930 casos confirmados.

Assim, os novos casos estão em Curitiba (11), Colombo (2), Guaratuba (1), Paranaguá (1) , Almirante Tamandaré (1), Campo Largo (1), Campo Magro (1) e Pinhais (1).

Conforme a Sesa, o monitoramento foi iniciado em agosto de 2019. Hoje, 45 municípios apresentam casos da doença, em 12 Regionais de Saúde do Paraná.

De acordo com Beto Preto, o vírus está circulante no Estado e o sarampo é doença altamente contagiosa.“Estamos em período de campanha de imunização contra o sarampo. Tivemos o prazo prorrogado e a faixa etária ampliada para beneficiar um número ainda maior de paranaenses ”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.