O guarapuavano está sentindo as consequências do verão mais quente dos últimos 70 anos. E ao contrário do que acontecia em anos anteriores, quando os ventiladores, ar-condicionados e circuladores de ar ficavam estocados nas lojas, a venda destes itens chegou a um aumento nunca visto.
No mês de dezembro, as vendas de ventiladores em Guarapuava, em levantamento realizado em quatro lojas, tiveram um aumento de 120%. Em janeiro chegou a 200% comparados ao mesmo período de 2013.
Uma verdadeira corrida as lojas para encontrar uma forma de amenizar o intenso calor. “Tinha um ventilador em casa que utilizava lá de vez em quando. Cheguei a pensar em me desfazer por estar ocupando espaço. Ainda bem que não fiz esta bobagem. Hoje, além dele tive que investir em um ar-condicionado e dois ventiladores de teto, e agora estou aqui comprando mais um”, diz Vanessa Costa, 29 anos, moradora do bairro Boqueirão que estava em uma loja no centro da cidade buscando mais um aparelho.
Para a coordenadora administrativa Kelly Datsko, a venda surpreendeu os lojistas e os fornecedores também. “A indústria não contava com essa explosão de consumo e nós varejistas muito menos. Tivemos que fazer dois pedidos extras e um pedido está a caminho e acho que ainda não será o suficiente, caso este calor não amenize”.
Não há falta do produto nas lojas, "por enquanto", diz a lojista.