Venda e consumo de bebida alcoólica estão restritas no Paraná

Restrição começa neste sábado (20), segundo novo decreto do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Fiscalização será intensiva no Paraná

Darci Piana e Ratinho Junior, vice e governador do Paraná, respectivamente (Foto: AEN)

Novo decreto do governador Carlos Massa Ratinho Junior restringe a venda e consumo de bebidas alcoólicas no Paraná. A restrição se refere a locais públicos depois das 22 horas e até as 6 horas do dia seguinte. O texto terá validade de 14 dias a partir deste sábado (20).

De acordo com o decreto a Secretaria de Estado da Segurança Pública deverá intensificar operações de fiscalização e orientação. O objetivo é coibir aglomerações, principalmente aquelas com consumo de bebidas alcoólicas. Poderão ser feitas operações em parceria com as Guardas Municipais e as Vigilâncias Sanitárias durante esse período.

“Temos que tirar o estresse do sistema de saúde para focar naquilo que realmente é prioridade, que é a batalha contra a Covid-19. Os policiais estão apoiando todo esse esforço e não podemos gastar energias com outras histórias. Aumentamos o número de leitos de UTI nos últimos meses e precisamos que essa estrutura esteja apta a atender os infectados com a doença”.

Conforme o secretário de Saúde, Beto Preto, o objetivo dessa medida é conter os acidentes de trânsito ou aqueles decorrentes de confusões que provocam traumas. “Os hospitais deslocam grandes forças de trabalho para ajudar esses pacientes, mas estamos em uma fase diferente e, com muito respeito, precisamos deixar os leitos preparados para a Covid-19”, enfatizou. “Estamos entrando em uma nova fase, com acréscimo nos casos, e precisamos estar preparados”.

CUIDADOS

O governador também voltou a frisar que a circulação só pode ser contida com o auxílio da população, principalmente em relação ao uso obrigatório de máscaras, aglomerações, distanciamento social e higiene pessoal. “De nada adianta essa decisão se o cidadão não colaborar. O bom senso e a consciência coletiva vão vencer esse vírus”, disse Ratinho Junior.

PONTOS DO DECRETO

Decreto válido por 14 dias.

Orientação para os municípios considerarem a restrição da venda de bebidas alcoólicas após as 22h.

Os municípios devem considerar a restrição de consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos após as 22h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SAÚDE

Municípios da 5ª Regional ainda tem casos de sarampo em investigação

IRREGULARIDADES SANITÁRIAS

Ação de fiscalização multa comerciantes e moradores em Guarapuava

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Governo adere à campanha de combate da violência contra a mulher

Comentários