A Câmara Municipal de Guarapuava aprovou em segunda e ultima votação ontem, segunda-feira(12), o Projeto de Emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Gilson Amaral (DEM), que acaba com a reeleição dos membros da Mesa Diretora da Casa. O placar foi o mesmo da votação anterior, 10 votos favoráveis e 2 contrários. Votaram contra os vereadores Almira Angelucci e Elcio Melhem.
Segundo Amaral, com a aprovação do seu projeto, 12 vereadores irão ocupar cargos na mesa na legislatura de quatro anos, levando em conta os seis postos existentes na mesa diretora. “A rotatividade na mesa será saudável para o Legislativo e fará com que mais vereadores dividam essa responsabilidade”, disse Amaral.
O presidente da Câmara, João Carlos Gonçalves, o “João Napoleão” (PSDB), reiterou que está conversando com os demais parlamentares para promover mais uma alteração na Lei Orgânica, dando ao primeiro e segundo secretários poderes administrativos. A proposta pretende evitar que as decisões sejam tomadas só pelo presidente, de forma isolada. “Vamos dividir o poder aqui nessa casa, dando aos demais pares da mesa poderes administrativos e desta forma tornaremos o processo mais transparente”, destacou Napoleão.