O artista plástico prudentopolitano Marcelo Miguel Conrado, será homenageado pela Câmara Municipal de Prudentópolis, com o recebimento do título de “Cidadão Benemérito”, que homenageia prudentopolitanos de destaque em diversos setores da comunidade.
A autoria do Projeto de Lei, número 012/2011, é do Vereador Pedro Denczuk Filho (PTB), o qual será entregue durante sessão solene, em 1º. de novembro, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal, especialmente designada para a outorga da honraria. Já foram homenageados inúmeros filhos ilustres de nossa terra ao longo do tempo.
Segundo o Vereador Pedrinho, trata-se de um reconhecimento a um talentoso artista prudentopolitano, que já percorreu o mundo fazendo mostras de seu trabalho, que envolve uma série de estilos aplicados em telas, na forma da pintura, desenho, gravura e fotografia, que foram apreciados por inúmeros admiradores do trabalho artístico desta natureza.
Afora isso, Marcelo Conrado também é destaque na área educacional e do direito. Formado em Direito, é professor em universidades de renome paranaense, com inúmeros trabalhos de referência nessa área, onde é doutorando. O Vereador destaca que, desde menino, já mostrava seu dom artístico, com muita dedicação em cursos especializados dessa área, despontando como futuro profissional. Inclusive, realizou uma mostra de seus primeiros trabalhos no hall do Legislativo Municipal, em meados de 1990, já recebendo elogios pelo seu talento e criatividade.
O autor da matéria salientou que nesses vários anos que atua como legislador, já propôs outras homenagens, como a do renomado Neurocirurgião Léo Ditzel, também com título de cidadania, solenidade que foi muito concorrida, haja vista o destaque que o profissional possui a nível nacional e internacional. “Eu busco homenagear cidadãos que são referência em nosso meio, levando o nome de Prudentópolis e mostrando as suas potencialidades”, destacou Pedrinho. Esta honraria busca reconhecer a projeção e o mérito alcançados por um grande cidadão prudentopolitano que, graças ao seu empenho e dedicação, figura como um ilustre personagem na área de Direito e do Setor Artístico Nacional, destacando suas origens.
Atualmente, é um dos grandes nomes na área do Mestrado e Doutorado em Direito, atuando como Professor Assistente, no Núcleo de Prática Jurídica e de Pesquisas em Direito Civil Constitucional, de entidades de ensino universitário como Universidade Federal do Paraná, Unibrasil, dentre outras de renome. Além disso, no setor artístico, possui especialidades em pintura, desenho, gravura e fotografia, sendo membro consultivo do Museu Alfredo Andersen, em Curitiba; sendo membro da Comissão Estadual de Desenvolvimento Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura e Câmara de Artes Plásticas; também possui pós-graduação em História da Arte do Século XX, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, dentre inúmeras outras projeções nessa área.
Marcelo freqüentou cursos livres de desenho, pintura e gravura no Centro Juvenil de Artes Plásticas Atelier e Museu Alfredo Andersen, no Centro de Artes Rosa Bruinjé e Atelier do Museu da Gravura Cidade de Curitiba. É Pós-Graduado em História da Arte do Século XX, pela Escola de Musica e Belas Artes do Parana. Nesta sessão, deverão estar presentes inúmeras autoridades locais, regionais e estaduais, que possuem ciclo de amizades e profissionais com o homenageado.