A sessão de ontem (02) da Câmara de Vereadores de Prudentópolis foi marcada pela troca de ofensas entre os vereadores Deonísio Costa Rosa (PTC) e Julio Makuch (PSD). Makuch reassumiu ontem o cargo de vereador (ele era secretário de Saúde) e demonstrou irritação por críticas feitas por Costa Rosa em programa de rádio.
De acordo com Julio Makuch, que apresentou uma gravação de um trecho do programa de Deonísio Costa Rosa na Rádio Esperança, realizado no último sábado (31), ele o teria atacado pessoalmente, e não discutido as questões de saúde. “Eu faço da Saúde minha vida. Sempre respeitei todo mundo. O Sr. (Deonísio) deveria vir debater as questões de Saúde aqui, na Câmara, e não se esconder atrás de um microfone, como o Sr. faz. Eu nunca utilizei meios de comunicação para falar mal dos outros. Não consigo e nem gosto de ouvir o seu programa, que é uma baixaria pura. O Sr. tem que fazer um intensivo, não sei se o Sr. sabe o que é um intensivo, mas deve fazer um intensivo de pelo menos 05 anos, para aí sim podermos discutir saúde. Pois de saúde entendo eu, o Sr. entende de bacará, de pontinho, de jogar baralho nos bares de Prudentópolis à noite. Enquanto o Sr. fica jogando baralho, varando a noite, eu e os meus funcionários da saúde estamos salvando vidas. O Sr. não fez nada como vereador, só fica mandando abraços no seu programa. O que o Sr. fez como vereador até agora?”, questionou Makuch.
Durante seu pronunciamento, Julio Makuch ironizou os conhecimentos de Deonísio Costa Rosa sobre o setor de Saúde. “Sacrificamos nosso finais de semana para trabalhar pela Saúde e agora não admito ficar ouvindo bobagens do Sr. A sua oposição é burra. Oriento o Sr. a medir suas palavras daqui para a frente”, desabafou Makuch.
Por sua vez, o vereador Deonísio Costa Rosa se defendeu dizendo que as criticas que fez ao setor de Saúde e ao então secretário Julio Makuch foram pautadas em números divulgados pelo SUS, que colocam Prudentópolis entre os municípios com os índices mais baixos no setor de Saúde. “Nós apenas defendemos a população, pois queremos ver a Saúde cada vez melhor. Eu acho que quem está por fora de leis é o Sr., mas não sei quem é o “bobalhão” da história, pois o Sr. disse que eu não faço nada, mas hoje tem matérias minhas em votação. Eu desde que me elegi estou aqui, na Câmara. Já o Sr. foi eleito vereador e deixou a Câmara para ser secretário. O Sr. estava lá com o dinheiro do povo e não tem que chorar, não tem que reclamar nada e não tem que chamar ninguém de “bobalhão”. Se eu estou sentando nesta cadeira não sou “bobalhão”. Meça as consequências quando for chamar alguém de bobo novamente. Eu não admito o Sr. ficar quatro anos ao lado do ex-prefeito Wilson Santini e agora mudar de lado e estar apoiando o prefeito Gilvan (Gilvan Pizzano Agibert (PPS)). O Sr. enquanto vereador na última legislatura fiscalizou tudo muito bem,. Fiscalizou Alerta (se referindo a uma empresa de monitoramento em Prudentópolis). Fiscalizou muito bem. Meça suas palavras a partir de agora”, destacou Deonísio Costa Rosa.
O vereador Julio Makuch integra a base de apoio do prefeito Gilvan Pizzano Agibert na Câmara de Vereadores e é o atual presidente do PSD. Já o vereador Deonísio Costa Rosa faz oposição à atual administração.
O áudio da sessão de ontem está disponível, na íntegra, no endereço http://www.cmprudentopolis.pr.gov.br/home/audio/audio.php