22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava Região

Vestibular da Unicentro 2019: ensalamento está disponível

Mais de 11 mil estudantes participam do processo de seleção neste domingo (16), em seis cidades da região

unicentro santa cruz

(Foto: Arquivo COORC/Unicentro)

11.474 candidatos participam do vestibular da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que começa neste domingo (16). Eles buscam uma das 1.432 vagas que a instituição oferta para ingresso nos cursos de graduação em 2019. Para este ano, a novidade é a oferta do curso de medicina, que contabilizou a relação candidato-vaga de 232,66 na ampla concorrência, 286,36 na universal (sem cotas) e 338,83 entre os cotistas de escola pública.

Veja também
Unicentro divulga relação candidato-vaga do Vestibular 2019

De acordo com a assessoria da Unicentro, os candidatos devem ficar atentos ao local onde farão as provas e ao ensalamento, que estão disponíveis no menu do candidato. Além de Guarapuava outras seis cidades da região irão sediar as provas, conforme explica a coordenadora de Processos Seletivos da instituição, Maria Aparecida Mores Pinto.

“As cidades que nós vamos fazer as provas do Vestibular são Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Aqui em Guarapuava são três locais de prova. Irati, Laranjeiras e Pitanga são três também. E Prudentópolis são dois locais”, declarou.

Ainda segundo a assessoria, os estudantes devem apresentar, nos dois dias de prova (16 e 17), o documento de identidade original. Os portões serão abertos às 13h30 e fecham 30 minutos depois. Em cada um dos dias de vestibular, os candidatos terão quatro horas para responder as questões. O local de prova poderá ser deixado 2 horas após o início do processo seletivo.

REDAÇÃO E LITERATURA

No primeiro dia de provas, os candidatos responderão questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira moderna e farão, ainda, a prova da redação.

Para este ano, a professora Níncia Teixeira, do departamento de Letras, da Unicentro, sugere um possível tema como propício para ser cobrado neste vestibular.

“Os alunos deveriam se preocupar com a violência contra a mulher. Devido à tantos casos, o vestibular da Unicentro aponta para essa questão. O Enem, por exemplo, já trabalhou com isso há dois ou três anos”, sugeriu.

Na instituição, a professora integra o projeto de extensão Trollendo, que disponibiliza em um canal do YouTube, dicas de obras literárias e redação para o vestibular. Além dela, também participam das atividades a professora Márcia Costa e dois alunos de graduação do curso de comunicação social da Unicentro.

“A ideia surgiu a partir de verificar que muitos alunos não tinham acesso a essas obras solicitadas e têm dificuldades na escrita da redação. Assim nasceu o canal para propiciar a todos o direito à literatura. As dicas surgem por meio das listas de obras literárias solicitadas nos vestibulares e também pelas sugestões que recebo pelo canal”, declarou a professora.

Para acessar o canal e conferir as últimas dicas, clique aqui.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.