Vice dos EUA promete ‘resposta esmagadora’ à Coreia do Norte

Do site da Veja

Japão – O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, prometeu nesta quarta (19) uma “resposta esmagadora em caso de ataque” da Coreia do Norte. Em visita ao Japão, ele classificou o regime comunista de Kim Jong-un como a “ameaça mais perigosa e urgente para a paz e a segurança na Ásia Pacífico”.

O vice americano garantiu que o governo de Donald Trump vai manter o esforço com aliados como Japão, China e outras potências globais para exercer pressão econômica e diplomática sobre Pyongyang. Vestindo um uniforme militar verde, Pence discursou a bordo do porta-aviões USS Ronald Reagan, estacionado no Japão. Ele realiza uma visita de dois dias ao país depois de ter passado pela Coreia do Sul.

TESTES MILITARES

O vice-ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Han Song-Ryon, afirmou na terça (18) à emissora BBC que o ritmo de testes balísticos do país irá acelerar nos próximos dias. “Vamos realizar mais testes de mísseis semanalmente, mensalmente e anualmente”, afirmou.

Diante da atitude da comunidade internacional, que considera estes testes uma provocação e uma violação das resoluções da ONU, Pence já advertiu há alguns dias que “todas as opções estão sobre a mesa”. “Derrotaremos qualquer ataque e reagiremos ao uso de qualquer arma convencional ou nuclear com uma resposta esmagadora”, afirmou, citando a “determinação do presidente Trump e das forças armadas dos Estados Unidos”.

O porta-aviões Ronald Reagan, que se encontra na base naval americana de Yokosuka, faz parte da sétima frota de Washington e está pronto para uma mobilização programada no Pacífico ocidental. Outro componente da sétima frota, o porta-aviões USS Carl Vinson, atualmente diante da costa australiana, planeja chegar na próxima semana ao mar do Japão.

(Com AFP)

Relacionadas

19 ANOS DEPOIS

Ataque ao World Trade Center completa 19 anos nesta sexta (11)

SÓ EM 2021

OMS não espera vacinação ampla contra covid-19 antes de meados de 2021

BOA NOTÍCIA

Testes preliminares indicam que vacina russa é eficaz

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com