22/08/2023


Geral

Vigilância alerta para acidentes com animais peçonhentos

imagem-34699

Com o calor, o número de acidentes com aranhas, escorpiões e abelhas aumenta. Em Guarapuava, em 2011, 152 pessoas foram picadas por animais peçonhentos. A Vigilância em Saúde orienta a população, para os cuidados para evitar esses acidentes, e caso aconteçam, como proceder.

De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Dr. Fernando Pedrotti, esses animais têm hábitos noturnos e medidas simples podem evitar picadas. “Roupas de cama devem ser estendidas, tomar cuidado com toalhas de banho que ficam penduradas,quando for vestir a roupa ou os sapatos sempre examinar bem, para que o animal não seja comprimido e ocorra o acidente”, alertou o médico.

Nessa época do ano é mais comum esses bichos aparecerem e a atenção precisa ser ainda maior. “O calor aumenta o metabolismo desses animais, por isso eles aparecem mais e os acidentes são mais comuns no verão”, explicou Pedrotti. Das 152pessoas que foram atendidas em 2011 pela Secretaria Municipal de Saúde, depois desses acidentes, uma foi atacada por lagarta, 12 por cobras, 15 por escorpiões, 3 por abelhas ou formigas e 121 por aranhas.

Acidentes com aranhas são mais frequentes

O acidente mais comum acontece com as aranhas, e também o mais preocupante, de acordo com o diretor da Vigilância. Os sintomas aparecem cerca de 12 horas após a picada, que é indolor. Podem surgir no local atingido dor, coceira, queimação, inchaço, vermelhidão, endurecimento local, bolhas, e em alguns casos há a evolução para a necrose (morte do tecido da área afetada pela picada). A vítima pode ainda apresentar uma complicação mais rara, a insuficiência renal aguda.

Cuidados simples podem prevenir picadas

Paraprevenir e reduzir o número de acidentes com aranhas é preciso manter a casa limpa. O acúmulo de lixos, entulhos e restos de materiais de construção devem ser evitados, pois podem servir de abrigo para muitos desses animais. É importante também, manter plantas longe das paredes das casas e gramas bem aparadas.

Em casos de acidentes, como proceder?

A Vigilância em Saúde orienta as vítimas de acidentes com animais peçonhentos a procurarem orientação médica imediata, para o tratamento adequado. Para verificação, orientação e mais informações o telefone é o 3621-3718.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo