22/08/2023



Geral

Vigilância Sanitária promove o SISAGUA

imagem-37375

Desde 2005 a Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava realiza o SISAGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano). O programa visa a análise e avaliação da qualidade da água, consumida pela população de comunidades da zona rural do Município.

De acordo com o fiscal da Vigilância Sanitária, Silvio Soares, as coletas de amostras de água acontecem toda segunda-feira, somando cerca de 52 coletas por mês. Para manter a qualidade da água potável, 68 famílias da Vila Rural da Palmeirinha recebem Cloro para o tratamento da água de poços e fontes. No Guairacá são 82 famílias que recebem o produto. “Orientamos as famílias a fazerem a proteção da água, desviando as águas das chuvas e cercando o local para impossibilitar o acesso de animais. Essas medidas evitam a contaminação da água e com o tratamento como cloro a deixam potável”, contou o fiscal.

Para os locais onde a água é utilizada por toda a comunidade, caso a água esteja contaminada, a 5ªRegional de Saúde disponibiliza por mês 200 amostras de hipoclorito de sódio. “É preciso somente duas gotas por litro de água, e em meia hora a água estará tratada e pronta para o consumo”, afirmou Silvio. A equipe da Vigilância em Saúde faz as orientações semanalmente sobre o SISAGUA, e deixa materiais informativos em todos os locais onde são coletadas as amostras de água.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo