22/08/2023
Em Alta Guarapuava

Tribunal absolve Batel, mas tem decisão controversa na punição de jogadores

Jogador do Nacional, vítima de racismo em jogo contra o Batel recebe punição maior que o acusado por injúria racial

PV foi vítima de racismo por parte de Diego, do Batel.( Foto: Reprodução/FPF TV)

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) condenou o jogador vítima de injúria racial com uma suspensão maior do que a imposta ao atleta acusado de racismo. O caso, que envolveu as equipes Batel Guarapuava e Nacional-PR pela Taça FPF tem repercussão nacional.

A decisão do TJD-PR, anunciada após julgamento, definiu as punições para o incidente ocorrido em 4 de outubro, em Guarapuava. O volante Diego, que defendia o Batel, proferiu o insulto “macaco” contra o zagueiro Paulo Vitor, o PV, do Nacional. Em reação à ofensa, PV agrediu Diego com um soco.

De acordo com os fatos, o ex-jogador do Batel,recebeu suspensão de sete jogos e multa de R$ 2 mil por injúria racial. O jogador alegou ter dito “malaco”, mas o argumento não foi aceito pelo tribunal. Entretanto, Paulo Vitor teve a pena mais severa. Ele fica suspenso por 10 jogos. Conforme o Tribunal, essa é a soma de punições por agressão (soco) e uma acusação de cusparada no adversário, a qual ele negou.

BATEL É ABSOLVIDO

O diretor do Batel, Leonardo Mattos Leão, confirmou a absolvição unânime do clube no processo. O Batel, equipe de Guarapuava, havia sido denunciado por omissão, mas a defesa comprovou que o clube agiu rapidamente, desligando o atleta Diego já no dia seguinte ao ocorrido.

O Batel reitera a sua postura de tolerância zero a qualquer tipo de preconceito ou discriminação e a gente só quer apagar esse lamentável episódio. O Batel repudia veementemente qualquer ato de racismo.

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) também repudiou o episódio, enquanto o zagueiro PV, em redes sociais, lamentou a violência, mas defendeu a reação diante do racismo. #Veja o vídeo:

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.