22/08/2023
Esportes

Viva o Verão convoca monitores

imagem-8173

Primeira etapa deve selecionar 320 acadêmicos para o Curso de Capacitação, de 30 de outubro a 6 de novembro, em Praia de Leste

Estadual – A primeira etapa da seleção dos monitores que devem atuar no projeto Viva o Verão 2010, do Governo do Estado, começa nesta sexta-feira,27. Durante nove dias, profissionais da diretoria de Lazer da Paraná Esporte visitarão as instituições de ensino superior (IES) do Estado para selecionar alunos que participarão do curso de capacitação, de 30 de outubro a 6 de novembro, na Associação do Banestado, em Praia de Leste.
São 320 vagas disponíveis para o curso, sendo 260 delas destinadas aos acadêmicos de Educação Física e 60 para os de Artes. O processo vale passagem rumo ao Viva o Verão 2010 na função de monitor. O projeto, nas atividades de esporte e lazer conduzidas pela autarquia, está previsto para ocorrer de 26 de dezembro a 31 de janeiro no litoral paranaense e Costa Oeste do Estado.
De acordo com a coordenação de recrutamento, o objetivo desta primeira etapa é oportunizar a participação de acadêmicos do interior na capacitação. “Além de divulgar o projeto Viva o Verão para a comunidade acadêmica, essa ação faz com que as universidades de diversas regiões do Paraná participem da Capacitação e, consequentemente, do projeto em si”, explica Mauro Cachel, da coordenação do Viva o Verão pela Paraná Esporte.
Para participar do recrutamento, o acadêmico deve estar matriculado, neste semestre, a partir do quarto período de Educação Física ou de Artes. “É importante lembrar que, para ter chances de concorrer a uma das vagas, o interessado deve obrigatoriamente participar desta etapa do interior, que conta com a explanação do projeto e as entrevistas”, salienta Jacqueline Ribas, da equipe de recrutamento, formada por quatro profissionais da autarquia.

A entrevista
Durante as visitas às IES, os técnicos da Paraná Esporte farão uma explanação sobre o projeto, apresentando algumas atividades desenvolvidas, a duração do curso de capacitação e do Viva o Verão, bolsa-auxílio entre outros aspectos de relevância para o melhor desenvolvimento das atividades durante o Viva o Verão.
Segundo os avaliadores, a escolha se faz pela desenvoltura do candidato durante a entrevista. “Fazemos algumas perguntas sobre a área de educação física ou artes, mas não é uma prova, é um bate-papo. Tudo para darmos um parecer mais fidedigno à escolha. Portanto, vale toda criatividade e força de vontade”, lembra Sandra dos Santos também da equipe de recrutamento.
Os selecionados para a capacitação em Praia de Leste não terão custos com deslocamento, alimentação e hospedagem. Os classificados para o Viva o Verão 2010 terão, além do uniforme e materiais necessários à função, um auxílio financeiro pelos dias trabalhados. “Mesmo que o aluno não seja selecionado para o Viva o Verão ao término da capacitação, o curso oportuniza ao acadêmico colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, além de ganhar horas extracurriculares e ter um curso a mais no currículo”, conclui Mauro Cachel.
O anúncio de confirmação aos acadêmicos selecionados para a capacitação será feito via e-mail, por isso, a coordenação lembra aos participantes que fiquem atentos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.