22/08/2023
Cotidiano

Xarquinho se organiza para audiência pública com o prefeito

imagem-58313

A Associação de Moradores do Bairro Xarquinho em Guarapuava se prepara para a audiência pública que acontecerá na noite desta quinta feira (29), às 19 h, no Espaço do Cidadão. O prefeito Cesar Silvestri Filho e secretários municipais estarão presentes.

De acordo com o presidente da Associação, Adriano Mendes Xistiuk, os moradores recebem uma ficha onde anotam as prioridades do bairro. Melhorias nos três postos do programa Saúde da Família (PSF), recuperação de ruas do bairro, segurança pública, construção de Capela Mortuária, pista de skate e praças para a prática esportiva estão entre as reivindicações que serão feitas ao prefeito. Em 2012 a Associação chegou a ceder parte da área da entidade para a construção da Capela, mas como a obra não foi executada, o mesmo espaço foi cedido à Igreja.

“Temos três postos do Médico da Família, mas dois precisam de médicos e de medicamentos. As ruas precisam de pavimentação”.

Segundo Adriano, a comunidade está sendo convidada a comparecer no Espaço do Cidadão às 18 horas. “É para que preenchem os formulários".

Com 18 mil habitantes o Xarquinho é considerado um dos locais com maior concentração de moradores. Localizado às margens da PR 466, à direita da BR 277, trevo principal de acesso ao centro de Guarapuava, o bairro concentra grandes indústrias, mas se ressente com a falta de infraestrutura. Uma ocupação irregular abriga 130 de famílias há mais de 10 anos. O projeto de regularização fundiária urbana prevista pela administração municipal inclui a ocupação. Segundo o secretário municipal de Habitação, Flavio Alexandre, as famílias que vivem nesse local, denominado Loteamento Santa Rita já está sendo cadastradas, os lotes estão sendo demarcados e muitos, incluindo moradores de outros locais vulneráveis, serão beneficiados com casas do programa federal Minha Casa Minha Vida. “Serão 150 casas no Xarquinho”.

Outra ocupação, mais recente, que está sendo legalizada é na área ao lado do Rio Xarquinho onde famílias estão morando improvisadamente desde 2012.  “São 62 famílias já cadastradas e que em breve terão água tratada e luz nas casas. Já contratamos o serviço para a energia elétrica (R$ 48 mil) e  já estamos conveniando com a Sanepar”.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.