Em breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portalEm breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
YouTube Kids é invadido por imagens da Boneca Momo
Vídeos infantis foram hackeados e apresentam aleatoriamente a mensagem da boneca, que incentiva automutilação e suicídio
Cristina EstecheJornalista
2 min de leitura
(Imagem: Reprodução/Twitter)
Compartilhar
[caption id="attachment_176444" align="aligncenter"](Imagem: Reprodução/Twitter)(Imagem: Reprodução/Twitter) (Imagem: Reprodução/Twitter)[/caption]
A Boneca Momo está aparecendo em vários vídeos infantis populares na internet. A aparição aleatória das imagens de Momo foi inserida por hackers em vídeos do YouTube Kids, ensinando crianças a cometerem suicídio.
A personagem de olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso macabro interrompe a exibição dos vídeos, sem aviso prévio, com mensagens assustadoras que incentivam desde o roubo de informações pessoais e extorsão, até a automutilação e suicídio.
Momo tem aparecido em episódios de desenho animado e no meio de músicas infantis, como a famosa "Baby Shark". Na Bahia, o Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), vinculado ao Ministério Público do Estado, já formalizou uma notificação ao Google e ao WhatsApp para a retirada das inserções.
Apesar da mensagem da Boneca Momo estar sendo veiculada em inglês, as imagens também demonstram atos suicidas, como cortar os pulsos, tornando a ação facilmente imitável pelas crianças.
A personagem foi criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês e ficou conhecida depois que um vídeo chamado “Desafio Momo”, que viralizou na internet no ano passado, também induzia atitudes suicidas.