A disputa pela presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná chega à reta final com um clima de alta tensão entre os dois finalistas. De um lado, o deputado federal Zeca Dirceu. De outro, o deputado Arilson Chioratto, que busca a reeleição.
Com o segundo turno marcado para 27 de julho, o que está em jogo são dois projetos distintos, conforme as propostas de ambos: a “interiorização” do partido, proposta por Zeca, contra o modelo mais centralizador defendido por Chioratto.

Zeca Dirceu e Arilson Chioratto (Foto montagem: Brainn Belo/RSN)
E esse cenário de disputa estadual encontra um eco em Guarapuava, que se torna um palco importante nesta reta final. Nesta sexta (18), Zeca Dirceu desembarca na cidade para um encontro com filiados às 19h, no Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais (Sisppmug).
O movimento, conforme assessores, é estratégico. Isso porque no primeiro turno Zeca venceu na cidade com 139 votos contra 44 de Arilson Chiorato. E agora busca ampliar essa margem. Já Chioratto tem agendas durante todo o fim de semana. Entre as cidades com eventos presenciais, Cascavel, Medianeira, Toledo, Foz do Iguaçu e Maringá.
BASE FORTE
Buscando consolidar a base, Zeca Dirceu já conta com o apoio de Marquinhos, que disputou o primeiro turno. “Eu vou com Zeca Dirceu. Apoio a Fátima para o Diretório Municipal.” Já a posição de Laís, outra candidata da primeira fase, ainda é uma incógnita, de acordo com o que ela disse à RSN.
“Vou me reunir com o nosso grupo na tarde de hoje (18). Vamos conversar com a Fátima e com o Henrique e à noite teremos uma posição.” Em relação à disputa estadual, ela disse que também haverá uma decisão nas próximas horas. Já entre as duas vereadoras de Guarapuava, a divisão também está presente. De acordo com a Professora Terezinha, ela apoia a reeleição de Arilson. Enquanto Cris Wainer fez a opção por Zeca Dirceu.
PARA O DIRETÓRIO MUNICIPAL
A divisão estadual se reflete diretamente na política local. Em Guarapuava, os apoios também se dividem, mesmo dentro da principal corrente interna do partido, a Construindo um Novo Brasil (CNB).
Para a presidência do diretório municipal, o grupo de Zeca Dirceu apoia a atual presidente, Fátima Rosso. Já o grupo alinhado à deputada Gleisi Hoffmann (que apoia Chiorato no estado) lançou o nome de Henrique Lobachinski.
Em meio ao ‘fogo cruzado’, uma das principais lideranças do partido na cidade, o deputado estadual Dr. Antenor, optou por se manter neutro na disputa.
Leia outras notícias no Portal RSN.