22/08/2023

A culinária ucraniana ganha espaço neste sábado na ‘Assunção’

Culinária típica traz pratos feitos, principalmente, à base de trigo. A cultura desse grão predomina na Ucrânia

Sopa vermelha (Foto: Reprodução/Freepik)

Com a queda da temperatura nos últimos dias a ‘boa’ para o sábado (6), em Guarapuava, é o tradicional jantar ucraniano. Preparado com o melhor da culinária típica, o jantar será servido no salão da Paróquia Assunção de Nossa Senhora, às 20h30. Mas atenção! Os convites são limitados e já estão à venda (*ver contatos abaixo).

Com uma gastronomia à base de pratos quentes, a Ucrânia possui 70% do território com agricultura, principalmente, o cultivo de trigo. De acordo com Paulo Bilek, um dos coordenadores do jantar, por conta disso, muitos pratos levam trigo e vegetais cultivados no país, como ingredientes principais. “Pela localização da Ucrânia, país do Leste Europeu, houve a adoção da culinária dos países vizinhos ao longo dos séculos. Por causa disso, existem pratos típicos da comida ucraniana que também existem na Rússia, Polônia e outros países eslavos. Portanto, não se tem informação exata de quem criou o prato”.

Conforme Bilek, o prato nacional da Ucrânia é o ‘Borscht’. Trata-se de uma sopa vermelha. Só pra você ter uma ideia, há 30 variações de receitas só no país. Mas a receita desse prato, que é bem apreciado, é feito à base de beterraba e repolho, defumados e pode levar carne de porco. Outro prato que será colocado à mesa é o ‘varéneke”, semelhante ao ‘pierogui’ polonês, esse pastel de batata cozido é o prato mais famoso da culinária típica ucraniana no Brasil. E tem ainda o ‘holubtsy’, também conhecido por charuto. De acordo com Bilek, trata-se de enroladinho feito com folha de repolho e recheio de arroz, carne e trigo-sarraceno, com um delicio molho.

Além dos pratos típicos a carne assada e saladas diversas compõem o cardápio da noite. E como não poderia faltar a sobremesa ucraniana, a dica é aproveitar o “Kutiá”, um doce feito com grão de trigo, mel, castanhas, frutas e outros ingredientes. O ‘kutia’ não pode faltar nas cerimônias de Natal e fim de ano. Isso porque, conforme Bilek, para eles, o trigo representa a fartura e o mel a saúde, alegria, amizade e união.

MESAS

Gostou do cardápio recheado com um dados culturais? Então reserve a mesa e chame amigos e familiares. A mesa com seis lugares custa R$ 420. Com oito lugares, R$ 560. Tem interesse? Então ligue nos seguintes watts: 42 9 8805-8326 (Paulo Bilek), (42) 9 8822-1441 (Elizandra Serbai Bilek) ou (42) 9 9974-8282 (Tiago Faggion).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.