A leitura e as práticas culturais são a onda do momento

Com a quarentena como medida protetiva, o Departamento de Cultura do Pinhão criou projetos para incentivar artistas e leitores

O que move o mundo é a cultura, que pode ser herdada, mas também precisa ser conquistada. Esse é um pensamento que é atual em tempos normais, mas em um momento como o que estamos vivendo, se torna imprescindível. Afinal, a cultura está aí para aguçar nossa imaginação e nos dar asas enquanto não podemos voltar a sair de casa. E, nada melhor que receber no nosso lar pessoas que querem movimentar a cena Regional, mesmo que seja pela web.

O segredo é deixar a criatividade falar mais alto e externizar a arte que há em cada um de nós. Assim, fugindo da mesmice rotineira que o isolamento pode trazer para nossas vidas. Pensando nisso, o Departamento de Cultura do Pinhão planejou projetos que prometem animar a Região, instigando os artistas das redondezas.

BORA PARTICIPAR?

#LeiaEmCasa

Abril mês literário em casa é um projeto de incentivo a leitura com a família (Arte: Divulgação)

A proposta surgiu a partir de uma programação que o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal do Pinhão já tinha planejado para o mês de abril. Porém, com a chegada do novo vírus isso foi repensado para garantir a proteção da comunidade, já que estamos passando por um momento delicado que requer prevenção.

O plano era desenvolver coisas diferentes que envolvessem leitura, literatura e atividades de um projeto da Secretaria de Educação. Com a pandemia, foi preciso mudar o roteiro e pensar outra forma que respeite o isolamento. Por isso, criaram o projeto “Abril mês literário em casa” que está sendo divulgado com a #LeiaEmCasa.

Para participar você pode escolher um livro e ler com sua família, e depois contar como foi a experiência usando a hashtag.

A partir desse projeto, a gente passou a pensar nos artistas também. Temos tentado ao máximo valorizar nossos artistas locais e investir neles. Pensamos inclusive em espaços de projetos que divulguem os trabalhos.

#ArtistasEmCasa

Esse projeto tem o intuito de incentivar a arte na Região (Arte: Divulgação)

Com a #ArtistaEmCasa a equipe quer dar visibilidade aqueles que vivem das diversas formas de arte, valorizando os talentos da nossa Região. Além disso, é um estimulo a cultura que está se mostrando tão importante nesse momento.

Para Danieli Aparecida Lima, diretora do Departamento, a arte inspira vidas e todos podem participar e mostrar os trabalhos. “Podem enviar vídeos de todo tipo de arte, seja cantor, ator, ilustrador, qualquer artista pode participar. Muitas pessoas já embarcaram nessa proposta e eu considero essa iniciativa muito importante”.

Se você gostou da ideia e está se perguntando como participar, te conto que é bem simples. Mostre o que você vem produzido, seja autoral ou cover, nas diversas áreas de arte. Poste nas redes sociais um vídeo ou foto do seu trabalho usando a hashtag #ArtistasEmCasa e a Secretaria vai compartilhar. Com isso, você garante ainda mais visibilidade.

#ArtistaEmCasa

Olhem só que interessante esse instrumento que foi produzido em casa pelo Joaquim – o Tile, lembra a harmonização dos sinos tibetanos. Super criativo 😉👏🏽🎶#ArtistaEmCasa #musica #criatividade #quarentena #ficaemcasa

Publicado por Departamento de Cultura de Pinhão – SMEC em Terça-feira, 14 de abril de 2020

Lembrando a importância de incentivar artistas locais, visto que estão sem trabalhar em eventos durante a quarentena. Consuma arte e adquira cultura!

Acompanhe o Departamento no Facebook.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOVIDADE

Alex Ferrera lança música e clipe de “O mundo é da cor dos seus olhos”

ORGULHO

No Dia do Orgulho LGBT+ guarapuavanos relatam a importância da data

EM CASA

Cultura Feita em Casa vai selecionar conteúdo digital autoral

Comentários