22/08/2023
Agronegócio Economia Em Alta

A melhor cervejaria do Brasil se encontra em Guarapuava

Da panela no fundo de quintal são 15 anos de história com um portfólio com 50 prêmios e agora o Ouro na maior premiação da América Latina

Leo Sampaio e Thomaz (Foto: divulgação)

Em uma noite que já entrou para a história da cerveja artesanal brasileira, a Hank Bier, de Guarapuava, sobe no ranking como a Melhor Cervejaria do Ano na categoria de pequeno porte. A vitória aconteceu no Brasil Beer Cup 2025, um dos maiores e mais importantes concursos cervejeiros da América Latina. Portanto, essa conquista solidifica a jornada de paixão e pioneirismo que começou há mais de uma década.

Leo Sampaio (Foto: divulgação)

A notícia, celebrada no último fim de semana, é o ápice de um trabalho dedicado que se traduz em excelência reconhecida. Se olhar além do primeiro copo, vai ver que a Hank Bier já acumulava um impressionante histórico, com 50 medalhas no portfólio. O que inclui nove medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. O título de ‘Cervejaria do Ano’, portanto, é a prova de que a dedicação à qualidade e à inovação rende frutos.

Thomaz (Foto: divulgação)

UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU NA PANELA

Comemoracao em equipe (Foto: divulgação)

Tudo começou com Leo Sampaio. De acordo com o cervejeiro, após uma viagem pela Europa em 2010, ele se encantou com a variedade de cervejas e decidiu levar esse universo para casa. Morando em Curitiba, começou a produzir as próprias receitas, em panelas caseiras. A paixão cresceu e, em 2011, ele montou a primeira base da Cervejaria Hank no quintal da casa da mãe dele, em Guarapuava.

(Imagem: divulgação)

Em 2014, conforme ele lembra, o mercado local ainda era incipiente. Foi quando nasceu o Armazém do Malte, a primeira loja especializada em cervejas especiais de Guarapuava, com mais de 380 rótulos. Foi ali, em meio às prateleiras, que o amigo de longa data, Thomaz, entrou na história. Cabe a ele a alquimia de transformar, a partir malte, a bebida que hoje desperta emoções cada gole. Movidos pela curiosidade e pela liberdade de experimentar, a dupla transformou o hobby em um projeto profissional.

Em 2016, a Hank Bier foi oficialmente registrada no MAPA. O que era uma paixão de amigos se tornou uma referência nacional. A experiência do público se tornou prioridade, e o Armazém do Malte evoluiu para um bar com chopes e uma cozinha pensada para harmonizar com as cervejas.

O grande marco, no entanto, veio em 2020, quando o Armazém do Malte e a Hank Bier se uniram em um único espaço.

Hoje, o público pode vivenciar a experiência completa: desde o bar moderno e aconchegante até a fábrica onde a magia acontece.

E conforme diz Thomaz : “tudo isso é um sonho realizado, é uma recompensa de um longo trabalho e muito estudo, e ainda temos muito a crescer.” E para confirmar Guarapuava como a Capital Nacional da Cevada e do Malte, nesse mesmo evento, outras três cervejarias guarapuavanas também conquistaram outras 14 medalhas, somando 28 para o Município.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.