Iniciou a estação mais florida do ano: a primavera. Para muitos é a época mais amada, pois os dias ficam mais quentes, as paisagens mais coloridas e o clima menos seco. Mas o que muitos tutores não sabem é que esse período pode predispor alguns riscos para a saúde dos pets.
Diante disso, a médica veterinária Maria de Fátima Martins, comentou as principais doenças que costumam acometer gatos e cachorros nesta época do ano:
PULGAS E CARRAPATOS
Na primavera aumenta a incidência de pulgas e carrapatos devido a mudança do clima mais seco para um mais chuvoso e com temperaturas mais elevadas, ou seja, condições climáticas favoráveis para a proliferação dos parasitas.
Esses ectoparasitas além de causarem lesões de pele e desconforto aos animais, também são agentes inoculadores de outras doenças como babesiose, erliquiose, dermatite alérgica, entre outras. Para prevenir, o recomendado é o uso de produtos ectoparasiticidas, oral ou tópico, mas sempre seguindo as recomendações de um médico veterinário.
HIDRATAÇÃO
Por conta das altas temperaturas, os pets precisam de mais água para se hidratar. Por isso, é importante que se tenham tigelas de água em vários cantos da casa e de preferência sempre trocando a água parada por uma mais fresca.
Além disso, também é interessante estimular o animal a beber outros líquidos, como uma água de coco bem geladinha. Além de hidratar, o líquido estará auxiliando na saúde por conta dos vários nutrientes da fruta.
BANHO E TOSA
Nada de banhos com água quente, prefira sempre água de morna para fria. O contato com a água quente pode causar sérios danos a pele dos animais além de prejudicar a saúde com a temperatura elevada da água.
Cachorros com pelos compridos, devem sempre manter a tosa em dia. Dê preferência para tosas mais curtas, para amenizar o efeito do calor.
PULGAS E VACINAÇÃO
No calor, as pulgas começam a se proliferar rapidamente. Se você tem o costume de passear em parques, procure shampoos antipulgas e consulte um veterinário para auxiliar e recomendar os produtos.
É importante se atentar também com o aparecimento de alguns insetos, muito comuns nessa estação do ano, como abelhas, formigas e vespas, que são atraídos pelas flores. Assim, o pet pode acabar tendo contato com esses insetos e ser picado acidentalmente.
Confira se a vacinação do pet está em dia, pois durante a primavera, as chuvas aumentam e consequentemente os casos de leptospirose também. Desse modo, a doença que infecta animais domésticos e selvagens está associada ao contato com água, solo ou alimentos contaminados pela urina de animais portadores.
PLANTAS TÓXICAS
O que muitos não sabem é que muitas das plantas que produzem lindas flores e enfeitam o quintal das casas e terraços dos apartamentos podem ser grandes inimigas dos bichinhos. Isto porque muitas delas são tóxicas para os animais e, por terem uma coloração bonita e atraente, acabam ingeridas por eles.
A procura pelo médico-veterinário imediatamente após perceber que o pet entrou em contato com alguma planta tóxica é extremamente necessária para o sucesso de um tratamento eficaz.
Alguns cães também possuem sensibilidade ao pólen das plantas, podendo desenvolver alergias respiratórias como a rinite, sendo necessário um acompanhamento no médico veterinário para identificação desse alérgeno.
Por fim, com essas informações e conhecimentos, você poderá aproveitar a estação mais colorida do ano com o pet de uma forma mais tranquila e segura.
Leia outras notícias no Portal RSN.