22/08/2023

A superlua surge num espetáculo incrível nesta terça (19)

A Lua vai "nascer", ou seja, surgir no horizonte, às 19h06 desta terça

superlua

Superlua (Foto: Divulgação)

Quem olhar para o céu na noite da próxima terça (19), no Brasil e em vários outros lugares do mundo, verá a lua especialmente grande e brilhante. É o resultado de um fenômeno astrológico conhecido como Superlua.

A astróloga Paula Bueno Brandão explica como a astrologia enxerga essa movimentação no céu e o que cada um pode esperar de influência por aqui.  De acordo com a astróloga, a órbita da lua não é um círculo perfeito, por isso as vezes ela se distancia mais da Terra, que é quando acontece o Apogeu. “Quando ela está mais próxima da Terra, acontece o Perigeu, que é quando há a Superlua”.

A medida em que a lua orbita em torno da Terra, ela passa por fases, que são determinadas pela posição relativa da Terra e do Sol. Quando a Lua está exatamente na posição oposta ao sol, acontece a lua cheia.

Mas qual será o melhor horário para observar o fenômeno? A Lua vai “nascer”, ou seja, surgir no horizonte, às 19h06 desta terça (19). O melhor horário para observação será por volta das 21h. O momento no qual ela surge no horizonte também é de grande beleza. A visão será incrível.

E quando será a próxima Superlua? Segundo a astróloga, teremos ainda uma última Superlua em 2019 no dia 20 de março. “Esse ano está repleto de fenômenos raros. Porém, a mais brilhante é mesmo a dessa terça. Será a noite na qual ela estará realmente mais perto da Terra”.

Algumas pessoas sentirão mais que as outras? Os signos têm alguma influência? “Sem dúvida há signos mais afetados. Um deles é peixes, onde está o sol no momento. Os virginianos também sentirão muita influência do fenômeno, além de escorpião, câncer, touro e capricórnio”.

Segundo a astróloga, a lua na astrologia trata de questões emocionais e inconscientes, de passado, do padrão emocional construído ao longo da vida.

“É importante frisar que o signo da lua nem sempre é o signo solar. Geralmente a Lua está em um signo diferente, e as características do signo da Lua influenciam no padrão emocional da pessoa”.

Ela lembra também que a proximidade Lua em relação à Terra cria sim uma atmosfera de maior sensibilidade emocional. “A influência de poetas e artistas ao longo do tempo, que usaram a lua como musa e inspiração, está ‘arquivada’ em nossa mente. Muitos de nós têm inspiração para externar sentimentos e demonstrar amor durante a lua cheia”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.