Animais de estimação precisam de cuidados especiais no inverno

Com as temperaturas mais baixas, algumas medidas são fundamentais para manter a boa saúde de cães e gatos

É preciso ter responsabilidade ao adotar um animal como integrante da família. Assim como nós seres humanos, eles sentem calor e frio. Por isso, é necessário cautela para adequar os cuidados de acordo com as necessidades de cada estação.

De acordo com a médica veterinária Juliana Aisawa, a gripe tende a ser um dos maiores problemas no inverno, sobretudo se o animal não permanece o tempo todo dentro de casa. É importante sempre ficar atento a sintomas como tosse, secreção nasal e espirros. “Ao observar algum desses sintomas, é preciso providenciar um tratamento adequado com o médico veterinário. As vacinas também ajudam a prevenir doenças, tal como a gripe nos cães (tosse dos canis) e nos gatos (rinotraqueíte)”, explica a especialista.

Devido ao frio, é comum que a pele de cães e gatos fique mais ressecada. A veterinária esclarece que existem produtos desenvolvidos para manter a hidratação do pelo e pele dos animais. Contudo, alguns cuidados cotidianos são fundamentais para evitar esse ressecamento, como cobrir o animal com cobertores ao sair do pet shop para evitar choques de temperatura. Ao dar banho em casa, utilizar água morna e seca-los por completo. Roupas, caminhas e tosas altas também são bem vindas. Outra dica é manter a tosa higiênica em dia para auxiliar tanto na limpeza, quanto para mantê-los mais secos.

Juliana afirma que um erro muito comum nesta época do ano é diminuir as atividades físicas. “O correto é manter os exercícios, pois eles ajudam na termorregulação, que é a manutenção da temperatura interna ideal pelo próprio organismo, e ainda evitam o ganho de peso. No frio, os animais idosos tendem a brincar e correr menos devido às dores relacionadas a doenças articulares como a artrose, então, para evitar esse desconforto consulte um médico veterinário”, orienta.

Relacionadas

CULTURA EM CASA

Centro Juvenil de Artes lança 2º Concurso Paranaense de Desenho

CUIDE-SE

O Boticário une o matcha e a quinoa para entregar um ritual de nutrição e purificação

LIVE

Henrique, Daniele e Tom trazem a importância da arte para debate

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com