O trabalho da artista canadense Janet Morton, com repercussão por várias partes do mundo, ganha espaço em União da Vitória. Se lá entre 2003 e 2004, Janet teve um olhar diferenciado e mesclou arquitetura, artesanato e textura no uso de espaços interiores e exteriores, um deles chama a atenção.
Conforme informações da imprensa mundial, ela ‘revestiu’ troncos de árvores com uma trama feita em crochê. Assim sendo, a obra batizada de Early Frost, apresenta um conjunto de 13 árvores, com os troncos vestidos. O jardim fica em Toronto, no Canadá.
Entretanto, na paranaense União da Vitória, a intervenção urbana vai transformar uma árvore centenária de ‘uva do Japão’. De acordo com a Prefeitura, a árvore está plantada em frente a Estação União e a Praça Visconde de Nacar.
Conforme a assessoria de comunicação, a ideia é envolver a comunidade nessa obra artesanal. Portanto, quem tiver retalhos de tecido, peças de crochê e fios, deve levar até a Secretaria da Cultura. Ainda, segundo a assessoria, a intervenção contará com o talento de artistas da cidade.
Essa ideia trata-se de uma manifestação artística que ocorre nos espaços urbanos. Entretanto, em vez de galerias e museus, os locais escolhidos são praças, ruas, avenidas. Trata-se, portanto, de uma ramificação da arte contemporânea, podendo ser um espaço de ressignificação e transformação da cidade.
Mais informações pelo telefone (42) 9 9855-4466.
Leia outras notícias no Portal RSN.